Pela primeira vez, a Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, na sexta-feira (21), uma operação inédita de transporte aéreo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), acoplado à plataforma Lançadora Múltipla Universal (LMU). A missão teve como ponto de partida a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com destino a Fortaleza (CE), a bordo da aeronave multimissão KC-390 Millennium.
A operação marca um importante avanço na integração entre as Forças Armadas e no fortalecimento da capacidade logística estratégica nacional. O objetivo foi testar a capacidade operacional do KC-390 no transporte de equipamentos de grande porte, como o sistema LMU, pertencente ao Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, utilizado para lançamentos de foguetes e mísseis.
Essa atividade faz parte do Projeto MANSUP, iniciativa estratégica da Marinha alinhada à Estratégia Nacional de Defesa, voltada ao desenvolvimento e produção de mísseis antinavio com tecnologia 100% nacional. A consolidação desse sistema representa um salto qualitativo no poder de combate da Força Naval, especialmente na defesa dos interesses do Brasil na chamada Amazônia Azul e na vertente litorânea do Corpo de Fuzileiros Navais.

Operação Jeanne D’Arc
A Marinha e as Forças Armadas da França realizam a Operação Jeanne D’Arc, entre os dias 22 e 26 de março, em Fortaleza-CE. O exercício, envolvendo o Brasil e a França, contará com 1.200 militares, sendo 600 brasileiros e 600 franceses. Trata-se de um dos maiores treinamentos militares no litoral nordestino.
As Forças Armadas francesas serão representadas pela Marinha Nacional Francesa (MNF) e pela 9ª Brigada do Exército da França, responsáveis por executar operações anfíbias naquele país Além de ampliar a interoperabilidade das Forças envolvidas, o exercício combinado possui o propósito de incrementar a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade entre a MB e as Forças Armadas da França, contribuindo para atuação no campo de atuação do poder naval na Diplomacia Naval.