
No dia 24 de março de 2025, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, assinou o Relatório de Gestão do Comando do Exército, referente ao ano de 2024 (RGCE/2024).
Além de cumprir os procedimentos normativos do Tribunal de Contas da União (TCU) para a prestação de contas anual, o relatório é um instrumento de comunicação à sociedade brasileira de como a Força Terrestre tem desenvolvido as suas ações.
Segundo o Comandante do Exército, o RGCE/2024 mostra uma visão integrada e objetiva, evidenciando o alinhamento do Planejamento Estratégico do Exército aos planos setoriais do Ministério da Defesa e ao Plano Plurianual do Governo Federal (2024-2027). Ele reflete o pensamento institucional e reforça o seu dever para com o País. “Reafirmo o engajamento da Força Terrestre na salvaguarda da Pátria e dos mais caros ideais democráticos do nosso povo. Tal responsabilidade tem, reiteradamente, refletido na elevada credibilidade da Instituição entre os brasileiros. Anseio, portanto, que as informações ora prestadas possam demonstrar o compromisso do Exército de Caxias com o Brasil e com o nosso povo”, declarou o General Tomás.
A assinatura foi acompanhada, também, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Richard Fernandez Nunes, órgão responsável pela elaboração do RGCE/2024.
O documento foi confeccionado em consonância com a Decisão Normativa nº 198, de 23 de março de 2022, do Tribunal de Contas da União.