publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí lança ‘Botão de Emergência’ para ampliar segurança de escolas municipais

Implantação da ferramenta foi feita com capacitação teórica e simulação prática para gestores da rede de ensino

Lançamento do Botão de Emergência Crédito: Alex Brito/PMJ

A Prefeitura de Jacareí lançou na manhã deste sábado (22) o ‘Botão de Emergência’ para escolas municipais, uma nova ferramenta que irá possibilitar ampliar a proteção de estudantes, professores e outros profissionais da área. A implantação é uma estratégia inovadora, desenvolvida em parceria entre as Secretarias de Educação e Segurança e Defesa do Cidadão.

O lançamento foi realizado com capacitação teórica e treinamento prático para diretores e vice-diretores de unidades de ensino, no Complexo Educacional Paulo Freire. Na fase prática, foi realizada uma simulação de tentativa de invasão para que os participantes reagissem com o acionamento do botão e guardas civis municipais correspondessem por meio de uma ação rápida e eficaz.

Assim como o botão de emergência usado por mulheres vítimas de violência, gestores escolares terão acesso à ferramenta por meio de um aplicativo no celular. Desta maneira, após os profissionais identificarem riscos e pressioná-lo, todas as viaturas da Guarda Civil Municipal serão notificadas de forma instantânea sobre a localização. A ideia é que as mais próximas cheguem no menor tempo possível e, assim, possam contingenciar danos e preservar vidas. O botão conta ainda com um chat para envio de áudios, imagens e textos para auxiliar o trabalho das equipes.

“Nosso desejo é que o botão nunca precise ser acionado, mas precisamos estar prontos para agir da melhor maneira possível diante de qualquer emergência. Nossas crianças e toda a nossa população merecem um atendimento cada vez mais ágil e de qualidade. Neste sentido, a tecnologia é uma aliada fundamental”, explicou o Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio.

Para a Secretaria de Educação, a nova ferramenta representa um avanço significativo nas medidas de prevenção e proteção.

“Nossas escolas devem ser sinônimo de segurança para as crianças e famílias que depositam confiança no nosso trabalho todos os dias. Em um ambiente de tanta vida e aprendizado, essa ação é mais um reforço que não há espaço para ódio e violência no ambiente escolar”, afirmou a Secretária de Educação, Danielli Villar.

A implantação do botão de emergência nas escolas municipais não representa custo adicional aos cofres públicos, haja vista que a ferramenta já era utilizada para outros serviços dentro da pasta de segurança.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo