
O aniversário da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Dia do Especialista de Aeronáutica foram celebrados na terça-feira (25). Criada em 1941, a EEAR é apenas dois meses e cinco dias mais nova que o então Ministério da Aeronáutica e, há 84 anos, forma os Graduados do Comando da Aeronáutica (COMAER). Para contar e eternizar seus feitos e os de seus formandos, foi inaugurado o Memorial do Especialista em Guaratinguetá (SP).
O Memorial do Especialista foi concebido com o intuito de difundir a história da EEAR e enaltecer o trabalho incansável dos homens e mulheres Especialistas de Aeronáutica.
O evento de inauguração contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho; além de membros do Alto-Comando, Oficiais-Generais e outras autoridades civis e militares. Também participou da solenidade o Suboficial José Raimundo Pamplona Gayoso, da 2ª turma de 1957, pertencente ao Quadro de Artífices Manutenção de Rádio, que, com sua experiência e trajetória, representa a história viva dos Especialistas de Aeronáutica.
“A criação deste memorial, neste 25 de março, Dia do Especialista de Aeronáutica, eterniza o mais elevado respeito e a sincera gratidão àqueles que, ao longo de mais de oito décadas, têm garantido, com disciplina, dedicação e coragem, o cumprimento da nossa missão: unir pessoas e regiões, assegurar a navegação aérea e, sobretudo, defender o Brasil”, destacou o Comandante da Aeronáutica.
“Hoje celebramos com orgulho os 84 anos da nossa querida Escola de Especialistas de Aeronáutica, berço da formação técnica da Força Aérea Brasileira. Neste mesmo dia, temos a honra de inaugurar o Memorial do Especialista, um espaço que eterniza a história, os valores e as conquistas daqueles que, com dedicação e competência, constroem nossa trajetória. Mais que um registro físico, este memorial é um símbolo vivo da nossa identidade, inspirando novas gerações e valorizando cada especialidade que sustenta a base operacional da FAB. Que essa memória permaneça viva e nos motive sempre”, destacou o Sargento Especialista em Informática Maykoll Telles Pereira.

Sobre o Memorial
Dividida em duas grandes salas, a exposição apresenta a história da Escola de Especialistas de Aeronáutica desde sua criação, que se mescla com a fundação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira. O espaço ressalta, por meio de fotografias, filmes, documentos, publicações e objetos, o importante trabalho realizado pelos Oficiais e Graduados Especialistas de Aeronáutica, que desempenham suas funções em prol da missão da FAB.
O visitante terá a oportunidade de conhecer as peculiaridades da carreira do militar Especialista de Aeronáutica, que se inicia com o ingresso na EEAR como Aluno Especialista, passando pelos anos de serviço em diversas Organizações Militares, pelas promoções na carreira até atingir a graduação de Suboficial, a função de Graduado-Master e o acesso ao Oficialato.
A exposição também conta com painéis que retratam as diversas especialidades ofertadas pela EEAR, por meio do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS). Trata-se de uma verdadeira imersão no universo desses militares que fazem parte do Berço dos Especialistas, o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul.