Batalhão do Exército participa do Ameaças Não-Convencionais América do Sul 2025

A atividade incluiu um exercício simulado de ataque químico contra o comboio de uma autoridade, com identificação da ameaça e demarcação da área de perigo. Também foram realizadas ações de evacuação e descontaminação de vítimas, além da recuperação da área afetada.

A atividade incluiu um exercício simulado de ataque químico contra o comboio de uma autoridade, com identificação da ameaça e demarcação da área de perigo. Também foram realizadas ações de evacuação e descontaminação de vítimas, além da recuperação da área afetada. (Foto: Divulgação/EB)

O Forte Copacabana, no Rio de Janeiro, recebe, no período de 25 a 27 de março, o evento Non-Conventional Threats (NCT) South America 2025 (Ameaças Não-Convencionais América do Sul). Durante a abertura do evento, o Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) participou de demonstrações, exposições de equipamentos, treinamentos com instrutores internacionais e atividades práticas focadas na defesa química, biológica, radiológica e nuclear, além da prevenção de artefatos explosivos (EOD).

A atividade incluiu um exercício simulado de ataque químico contra o comboio de uma autoridade, com identificação da ameaça e demarcação da área de perigo. Também foram realizadas ações de evacuação e descontaminação de vítimas, além da recuperação da área afetada.

O NCT América do Sul 2025 conta com a participação de representantes do Exército Brasileiro, órgãos de segurança pública, palestrantes internacionais especializados e representantes de instituições nacionais e internacionais. Integrantes do Ministério da Defesa (MD), bem como do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também participam do encontro.

O evento será realizado até o dia 27 de março e visa aprimorar a preparação para grandes eventos internacionais que ocorrerão no Brasil, como a Reunião do BRICS, a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima/Conferência das Partes) e a Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027. O principal objetivo é promover a troca de conhecimentos entre autoridades de segurança pública e defesa de diferentes países.

Expertise

O 1º Batalhão DQBRN já atuou em importantes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao lado da Companhia DQBRN, sediada em Goiânia (GO), essa unidade desenvolve ações de mitigação e enfrentamento de ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, com recursos humanos e equipamentos altamente especializados. Trata-se de uma capacidade estratégica do Exército, em constante aprimoramento e evolução. O batalhão é uma unidade diretamente subordinada ao Comando Militar do Leste.

Botão Voltar ao topo