O planejamento estratégico para enfrentamento às chuvas foi tema de um debate na quarta-feira, 26, na Câmara de Taubaté. O evento foi sugerido pelos vereadores Douglas Carbonne (SD) e Talita (PSB), por meio do requerimento 516/2025.
As ações desenvolvidas pela concessionária de energia, EDP, pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Defesa Civil foram apresentadas no evento.
Segundo Solange Penna, analista comercial para o poder público da EDP, há programas realizados ao longo do ano e mutirões que ocorrem, especialmente, na área rural, muito castigada pelas chuvas.
Ela destacou ainda o Plano Verão, que concentra as equipes de trabalho para o atendimento das ocorrências neste período do ano, e contou que em 2024 foram feitas 12.826 podas de árvores.
Pela Defesa Civil, o subtenente Luiz Henrique Ribeiro, gestor de segurança e vigilância, detalhou as ações de prevenção à ocorrência de desastres e de atendimento às emergências. Estas ações incluem a gestão de risco, com foco na prevenção, mitigação e preparação, e a gestão do desastre, direcionada às ações de resposta e recuperação.
Para a vereadora Talita, a cidade não está preparada para enfrentar as chuvas perante as mudanças climáticas.
“Espero que a gestão busque recursos necessários para que a gente tenha ações concretas e eficientes para lidar com essa emergência climática.
Estava dizendo, agora há pouco, com o secretário de meio ambiente, que existe um novo PAC [Programa de Aceleração de Crescimento] que tem R$4,8 bilhões para prevenção de desastres e drenagem urbana, que é justamente o que a gente está buscando nesta audiência, e quero uma resposta da Prefeitura se ela já está pleiteando este recurso, porque tem prazo”, disse Talita.