
Pensando em auxiliar as pessoas que já atuam com moda autoral ou que pensam em empreender no segmento, o Sebrae-SP realizou na noite desta quarta-feira (26) o lançamento do programa CRIE Moda Autoral, trilha gratuita de capacitação que conta com o apoio do Senai.
Serão oferecidos workshops coletivos, orientações técnicas individuais, consultorias e auxílio na aproximação comercial. As inscrições estão abertas pelo Link. A capacitação já começa neste mês de abril.
“Hoje é um dia muito feliz para nós. Essa é uma agenda que temos feito para impulsionar esse segmento, principalmente no olhar ao pequeno empreendedor. Em um mercado tão forte e potente globalmente, nós queremos dar voz, oportunidades e transmitir a expressão desses pequenos criadores. É um programa para todas as pessoas.
Temos um grande orgulho de lançá-lo reafirmando o compromisso do Sebrae-SP com a economia criativa, em especial com a moda autoral”, destaca o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
Para o diretor do Senai-SP Arthur Dias, atualmente não basta pensar em criação de novos negócios apenas visando lucro, mas focar também na sustentabilidade ambiental e no impacto social. “Eu acredito que a moda autoral, como ferramenta da economia criativa, vai ser o futuro da nação para geração de mais empregos, renda e melhores condições de trabalho.
Precisamos transformar a vida das pessoas. Nós estamos cumprindo a nossa missão social, pois esse programa vai trazer crescimento e vai transformar positivamente a vida de muitos empresários e empresárias”.
Oportunidades de mercado
Durante o evento, realizado presencialmente no auditório do Sebrae-SP e transmitido ao vivo pelo YouTube, as pessoas acompanharam diversos painéis.
Além da apresentação do programa em si, a noite contou com uma palestra sobre o que é, de fato, moda autoral e quais as oportunidades existentes no mercado.
A instrutora e consultora do Instituto Senai de Tecnologia, Ana Luci Bueno, foi a responsável por abordar o tema. A profissional discorreu sobre o conceito, seus objetivos, princípios, particularidades e enfatizou o diferencial do segmento.
“A moda autoral se destaca pela originalidade e pelo seu caráter de exclusividade. Hoje em dia, as pessoas buscam personalização, fugindo da moda massificada. É uma grande oportunidade dentro da moda”, destacou.
A noite ainda contou com um talk show com a idealizadora da Brasil Eco Fashion, Ana Sudano; com a empreendedora social, Grace Santos; e com o designer de moda e pesquisador Jorge Feitosa.
Juntos, os especialistas compartilharam suas experiências e passaram insights valiosos principalmente para quem está querendo começar e não sabe muito bem como fazer.
“Apenas comece com o que você tem. Eu fui conhecer um rolo de tecido inteiriço com quase 10 anos de idade, pois minha mãe só levava para casa sacos de retalhos.
Se a pessoa for esperar ter o tecido ideal, a modelagem ideal, não vai sair do lugar. Não sabe modelar e nem costurar? Pega um papel, uma caneta e vá desenhar, escrever sua ideia e busque pessoas para agregar. Não tem como realizar algo se ficar apenas no pensar em fazer. Apenas comece”, comentou Feitosa.
A gestora estadual do segmento de moda do Sebrae-SP Izabela Bergamo é a responsável pelo CRIE Moda Autoral. Ela apresentou a capacitação, fez a moderação do talk show com os especialistas e tratou de destacar as necessidades de quem está começando no segmento.
“Esse é um programa muito importante, pois identificamos uma carência de mercado no apoio relacionado à moda autoral.
Os pequenos empreendedores, quando estão começando, muitas vezes não têm acesso às informações e oportunidades de mercado, até mesmo sobre algumas técnicas fundamentais. Essa capacitação oferece a esses pequenos criadores justamente essa oportunidade que até então eles não tinham acesso para se desenvolverem”, conclui.
As pessoas interessadas em participar da trilha de capacitação do programa CRIE Moda Autoral podem se inscrever pelo Link. Para assistir o evento de lançamento na íntegra, basta acessar Link.