Troféu Adhemar recebe mais de mil inscrições: federados e universitários competem juntos

O 4º Troféu Adhemar Ferreira da Silva organizado pela CBAt, tem início às 6 horas desta sexta-feira (28/3) e prossegue até domingo (30/3), com um total de seis etapas, duas por dia, entrada franca no estádio da CBAt, em Bragança Paulista, São Paulo, e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil

Max, Caio Bonfim e Matheus Correa nos Jogos Olímpicos (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo reunirá, de sexta-feira a domingo (28 a 31/3), atletas federados e universitários, em Bragança Paulista, São Paulo.

Sob a hashtag #somosatletismo esta é a quarta edição que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza, com a crescente participação de universitários. Foram inscritos 788 atletas federados (295 no naipe feminino e 493 masculino) e de 255 universitários (117 feminino e 138 masculino).

A competição também é mais uma oportunidade de os atletas federados testarem suas preparações visando o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro.

Serão três dias de disputas (seis etapas, duas por dia) realizadas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, São Paulo, com entrada franca para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, no Youtube.

Atletas olímpicos como os marchadores Max Batista Gonçalves dos Santos e Gabriela de Souza Muniz (ambos do CASO-DF), disputam a competição que abre, às 6 horas desta sexta-feira (28/3), justamente com a disputa da prova dos 20.000 m marcha atlética feminina. E fecha no domingo (30/3), às 18:10, após o revezamento 4×400 m masculino (final por tempo).

O PROGRAMA HORÁRIO pode ser consultado na aba Infos do website da CBAt. E todos os resultados também estarão disponíveis nos três dias de competições, logo após a disputa de cada prova.

Max competirá no sábado (29/3) nos 20.000 m em pista também a partir das 6 horas. O marchador, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e pode comemorar juntamente com o amigo de clube e de seleção Caio Bonfim a medalha de prata, ainda está sob o impacto da notícia da escolha da cidade de Brasília como sede do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes Caixa 2026. A sede foi anunciada pela World Athletics no início da semana (24/3).

“Essa é uma excelente notícia. Fiquei muito animado de poder ter uma competição desse nível no meu país e melhor ainda sendo em minha casa (Brasília).

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

O sentimento que fica é muito gratificante, pois vemos o reconhecimento da marcha atlética brasileira no cenário mundial. Mal posso esperar por 2026”, disse Max, que nesta temporada vai brigar por vaga no Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. A data final para a obtenção de índice e ou pontos no Ranking Mundial é 24 de agosto de 2025.

O Pinheiros, de São Paulo, foi o campeão do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo de 2024, com 268 pontos – venceu também no naipe feminino (155 pontos) e ficou em segundo no masculino (113). O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlandia (MG), foi o vice-campeão, com 235 pontos, e o campeão na categoria masculina (185 pontos). O ADC São Bernardo ficou em terceiro lugar no pódio da competição (129 pontos).

Entre as Universidades o destaque a UEM, de Maringá, Paraná, foi a campeã geral (613,5 pontos) e também no feminino (298) e masculino (315,5). A Medicina Einstein, de São Paulo, foi a vice-campeã (140,5 pontos) e a Medicina Mogi a terceira colocada (120 pontos).

O estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), casa da CBAt, fica localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, Campo Novo, Bragança Paulista, São Paulo, e a entrada é franca.

Botão Voltar ao topo