
A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta quinta-feira (27), uma reunião com a empresa concessionária de energia elétrica e provedores de internet e telecomunicações para discutir o alinhamento, manutenção e retirada de fios e equipamentos inutilizados dos postes de iluminação pública.
O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria de Governo e Serviços Públicos, do Gabinete do Prefeito, da Subprefeitura de Moreira César, além da EDP e de empresas permissionárias e concessionárias de telecomunicações.
Durante a reunião, a Prefeitura apresentou a Lei Ordinária Municipal nº 6.910, de 17 de março de 2025, que determina a obrigatoriedade das concessionárias e permissionárias de energia elétrica, telefonia, TV a cabo e internet de realizarem a manutenção e remoção de cabos inutilizados. A iniciativa tem como objetivo reduzir a poluição visual e, principalmente, evitar acidentes causados pelo excesso de fiação solta.
Como resultado do encontro, foi definida a criação de uma força-tarefa para retirar dos postes de iluminação pública os cabos e fios que não vêm sendo utilizados. A ação terá início na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso e, posteriormente, será ampliada para outros bairros da cidade.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos, informará previamente a população sobre possíveis interdições nas vias durante a execução dos serviços.