Jacareí entrega 11 casas populares para famílias removidas de áreas de risco

Essas famílias estavam acolhidas anteriormente pelo programa Auxílio-Aluguel, de acordo com critérios sociais, de proximidade social, e de convívio familiar

Essas famílias estavam acolhidas anteriormente pelo programa Auxílio-Aluguel, de acordo com critérios sociais, de proximidade social, e de convívio familiar. (Foto: Divulgação/PMJ)

A Fundação Pró-Lar de Jacareí entregou, nesta sexta-feira (28), 11 novas casas populares no bairro Jardim Sant’Anna do Pedregulho. As moradias foram destinadas a famílias removidas de áreas de risco, anteriormente acolhidas pelo programa Auxílio-Aluguel.

As residências, construídas em terrenos de aproximadamente 154 metros quadrados, possuem 56,70 m² de área construída, incluindo sala, cozinha, dois dormitórios, banheiro e área de serviço coberta. As casas são independentes, não geminadas, e contam com portões social e para veículos, janelas de alumínio, portas internas de madeira e muros de 2,60 m de altura, proporcionando maior segurança aos moradores.

A construção foi realizada pela empresa Martins Construções, vencedora da licitação pública, com investimento de R$ 2.223.041,79 e duração de dez meses.

O presidente da Fundação Pró-Lar, Alexsandro Quadros, destacou que dez das 11 casas foram destinadas a famílias removidas da área de risco do Bela Vista I, que sofreu desmoronamento após a retirada dos moradores. “Hoje essas famílias estão sendo inseridas em um programa habitacional definitivo, recebendo enfim a chave da tão aguardada casa”, afirmou.

Moradores expressaram emoção ao receber as chaves. Eni Luiz de Oliveira comentou: “Meu coração está até disparado. Que emoção, que alegria. Agora é vida nova daqui pra frente. Estou muito feliz”. Já Erika Moreira, que se mudou com seus três filhos, disse: “É uma benção. A casa ficou linda, aconchegante e acomodou todos da família”.

A entrega das casas representa um marco significativo para as famílias que residiam no Núcleo Urbano Informal “Bela Vista I”, congelado em 2018 devido a riscos geológicos identificados pela Defesa Civil e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Em março de 2019, diante do aumento dos riscos causados pelas chuvas, decidiu-se pela retirada preventiva das famílias e acolhimento no programa Auxílio-Aluguel. Na mesma noite da remoção, uma das casas desmoronou durante a chuva, evidenciando a urgência da ação.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Jacareí em proporcionar moradia digna e segura para famílias em situação de vulnerabilidade social.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  
Botão Voltar ao topo