
A cidade de Cruzeiro sediou, no sábado (29), a “1ª Simultânea de Xadrez Amantikir”, realizada no Grupo Escoteiro Amantikir. O evento contou com a participação de 30 enxadristas que enfrentaram, simultaneamente, o jogador anfitrião Mori Moran Neumann. Entre os participantes, estiveram 13 alunos da Escola Estadual Professora Yolanda Bueno de Godoy, de Pindamonhangaba.
A participação dos estudantes foi viabilizada com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do Clube de Xadrez de Pindamonhangaba. O maior número de alunos veio do 7º ano: Kauan Leite, Pyetro Diniz, Isabella Trindade, Izadora Cruz, Patrick Ramos, Kauã Leite, Emilly Zanete, Marcos Piedade e Matheus Veiga. Do 8º ano, participaram Bruna Muraro, Danilo Ramos, Hanna Braz e Alec Conceição, que também representou o 9º ano.
Os alunos foram acompanhados pelo professor de educação física Daivison de Paula Lima, responsável pelas atividades de xadrez na escola, e pela professora de matemática Dielly Vidal. Para os estudantes, a participação foi uma experiência inédita, repleta de aprendizado e incentivo à prática esportiva e ao raciocínio lógico.
Ao final da simultânea, Mori Neumann ofereceu uma aula coletiva aos participantes e demonstrou interesse em visitar a escola Yolanda Bueno para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo professor Daivison. Segundo a técnica da modalidade em Pindamonhangaba, Denise Leal, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento de talentos na base do xadrez escolar.