Sebrae-SP e Petrobras anunciam ‘Programa Fortalecer’ para potenciais fornecedores do Vale do Paraíba

Projeto piloto visa o desenvolvimento de 30 micro e pequenas empresas (MPEs) das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté

Projeto piloto visa o desenvolvimento de 30 micro e pequenas empresas (MPEs) das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté
Projeto piloto visa o desenvolvimento de 30 micro e pequenas empresas (MPEs) das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté. (Foto: Divulgação)

O Sebrae-SP e a Petrobras anunciam um projeto piloto, intitulado Fortalecer, para o desenvolvimento de 30 micro e pequenas empresas (MPEs) no Vale do Paraíba, visando apoiar e desenvolver potenciais fornecedores cujos proprietários pertençam a grupos sub-representados (mulheres, pessoas negras e pardas, pessoas com deficiência e pessoas idosas).

O objetivo é fortalecer os negócios e contribuir para a construção de uma cadeia de suprimentos com mais diversidade para alcançar os empreendedores das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté.

“Este projeto está alinhado aos compromissos ASG (Ambientais, Sociais e Governança) assumidos pela Petrobras em seu Plano de Negócios 2025-2029. Ele visa impulsionar a diversidade na cadeia de fornecimento da Refinaria do Vale do Paraíba (REVAP), fortalecendo empresas locais e promovendo um ambiente mais inclusivo e sustentável. Convidamos as MPEs com potencial para fornecer produtos ou serviços à Petrobras, para aproveitar essa oportunidade de desenvolvimento”, afirma Marcio Pereira, gerente geral de relacionamento com o mercado fornecedor, sustentabilidade, gestão de riscos, soluções digitais e analíticas de suprimentos da Petrobras.

Segundo Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP, o projeto de desenvolvimento de MPEs incluirá capacitações em gestão financeira e de pessoas e liderança; planejamento estratégico; orientação para cadastro no canal de fornecedor da Petrobras e consultoria em gestão. “A parceria reforça o papel fundamental do Sebrae no desenvolvimento e capacitação de pequenos negócios, promovendo inovação, competitividade e sustentabilidade”, conta.

A capacitação será ministrada de forma presencial, com carga horária total estimada em 60 horas por empresa, e será ministrada no período de seis meses. As consultorias individuais contemplam o total de 12 horas e serão virtuais. Todos os participantes que alcançarem pelo menos 75% de presença nas atividades previstas receberão certificado.

Estão contemplados no projeto os seguintes itens de bens: móveis, ferramentas, papelaria, artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes, material elétrico, vedações e componentes mecânicos (arruelas, porcas, parafusos, entre outros). Além disso, podem participar os fornecedores dos seguintes serviços: alimentação e buffet, eventos, manutenção elétrica interna de pequeno porte (facilites), serviços de engenharia (pequeno porte), locação e produção de fotos, fabricação e montagem de móveis.

No momento da inscrição, o fornecedor deverá apresentar os seguintes documentos para participação do processo de seleção: cartão CNPJ; contrato social ou registro civil de pessoa jurídica (RCPJ); certidão da Junta Comercial “em vigência”; sede em algum dos municípios atendidos e documento de comprovação de que os donos são participantes de grupos sub-representados (identificação que demonstre que a maioria do quadro societário se enquadra nesse critério).

Para mais informações, consulte a Chamada Publica no Canal Fornecedor da Petrobras: Programa Fortalecer.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Os interessados em participar do projeto, devem fazer a inscrição no link: https://forms.office.com/r/8k3sUeD1RR. O prazo de inscrição será de 31 de março a 14 de abril de 2025. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato pelo e-mail de suporte [email protected].

Botão Voltar ao topo