EC Taubaté conhece grupo e regulamento do Paulista Sub-20

Comissão Técnica e atletas do sub20 em evento da prefeitura. (Foto: Victor Cônsoli/ECT)

O Esporte Clube Taubaté se prepara para o Campeonato Paulista Sub-20. Na última semana, a equipe se apresentou em um evento de abertura oficial do calendário esportivo da cidade de Taubaté com o treinador da categoria, Celinho Silva, que segue no cargo após a campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Além disso, a Federação Paulista de Futebol definiu os grupos e regulamento do campeonato.

No grupo 1, o EC Taubaté enfrenta Grêmio Novorizontino, Santos FC, Ferroviária, Mirassol, Ponte Preta, São Caetano, Internacional de Limeira, Velo Clube, São Bernardo, Audax, Itapirense, Juventus, Aguaí e Sfera.

Com 48 times, a competição começa no dia 25 de abril e a final em 15 de novembro. Neste ano, os times foram divididos em três grupos de 16 de acordo com o ranking da categoria elaborado pela Federação Paulista de Futebol.

Na primeira fase os times se enfrentam em turno único, os 10 primeiros de cada chave se classificam, junto com os dois melhores 11ª colocados.

Na fase seguinte, já em mata-mata, o time com a melhor campanha enfrenta a 32ª campanha e assim por diante. Caso o placar agregado fique empatado, a classificação é definida nos pênaltis.

A novidade neste temporada é o rebaixamento e acesso que independem do time profissional. Os dois últimos de cada grupo são rebaixados e sobem dois. A ideia da federação e ter uma elite com 32 times em 2029 e partir daí, quatro equipes serem rebaixadas e outras quatro sobem.

Márcio Taino, diretor do time de base do Taubaté, comentou sobre o novo regulamentou e avaliou a mudança como positiva para a formação de atletas mais competitivos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

“Motivou as equipes a se organizarem melhor, porque você tem que montar um time mais forte, mais competitivo.

Dos últimos anos, é a competição mais difícil que o Sub-20 vai disputar, porque vai ser muito competitiva pelo fato de ter o rebaixamento, apesar de ser formação ninguém vai querer ser rebaixado” disse o diretor.

Técnico do Taubaté na Copinha, Celinho Silva tem a oportunidade de dar sequência ao trabalho que começou em dezembro. Atualmente a equipe já iniciou os trabalhos visando a competição.

Botão Voltar ao topo