12 mil alunos do Vale do Paraíba podem concorrer a vagas de estágio do BEEM

Inscrições seguem até o dia 13 de abril; Programa inédito do governo de São Paulo oferece 10 mil vagas para estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

Inscrições seguem até o dia 13 de abril; Programa inédito do governo de São Paulo oferece 10 mil vagas para estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. (Foto: Divulgação/GESP)

Estudantes matriculados na 2ª e 3ª séries no itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio têm mais uma chance para se inscrever no BEEM – Bolsa Estágio Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) prorrogou até 13 de abril o prazo final para cadastro no novo programa do governo estadual no site www.beem.sp.gov.br. São 10 mil vagas de estágio com bolsas de R$ 422,03 a R$ 851,46, de acordo com o curso e a carga horária.

Na rede estadual de ensino do Vale do Paraíba, 12 mil estudantes cursam Ensino Médio Técnico e estão aptos a concorrer a uma das vagas do BEEM. Esses alunos estão matriculados nos cursos de administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, eletroeletrônica, eletromecânica, fabricação mecânica, farmácia, hospedagem, logística, manufatura digital, mecânica, mecatrônica, nutrição e dietética, química, redes de computadores, segurança do trabalho, técnico em instrumentação industrial, técnico em química e vendas.

Os selecionados vão atuar em empresas parceiras em diferentes regiões do Estado. O pagamento da bolsa será feito pela Seduc-SP por seis meses. Após o período, os estudantes poderão ter seus contratos de estágio efetivados pelas próprias instituições.

As empresas interessadas na parceria devem preencher o formulário de adesão disponível aqui até 31 de maio. Entre as regras para a assinatura do termo de adesão com o governo de São Paulo, as instituições precisam fornecer auxílio transporte aos estudantes e dispor de profissional que atuará como supervisor do estágio, com formação ou experiência na área de conhecimento do curso técnico da Seduc-SP.

“O programa BEEM foi idealizado, pensado e criado com um grande objetivo de conectar empresas a jovens estudantes prontos para fazer a diferença no mundo do trabalho. Com o BEEM, as empresas terão acesso aos estudantes dos cursos técnicos oferecidos pela Secretaria de Educação e que chegam nessas empresas preparados para contribuir com todo o conhecimento que eles adquiriram nas aulas e também muito motivados a continuar aprendendo e a crescer”, explica Silvana Oliveira, da equipe Programa Educação Profissional Paulista.

Quem pode concorrer
Para participar do BEEM, os candidatos precisam, entre outros pré-requisitos:

  • ter 16 anos completos na data de admissão do estágio;
  • estar matriculado na 2ª ou 3ª série do itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio;
  • ter frequência regular igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção;
  • ter feito, no ano anterior, o Provão Paulista Seriado.

O processo seletivo possui caráter eliminatório e classificatório de avaliação, limitado ao número de vagas disponibilizadas no período. Caso a empresa manifeste o interesse, poderão ser incluídas fases de análise dos currículos ou entrevistas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  
Botão Voltar ao topo