
A IACIT, empresa brasileira referência em tecnologia aplicada à defesa e controle do tráfego aéreo, e a FAB (Força Aérea Brasileira), por intermédio do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e da Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), oficializaram na terça-feira (1), durante a LAAD Defence & Security 2025, a assinatura do contrato para o desenvolvimento do Radar Além do Horizonte OTH 0200 Skywave.
A cerimônia de assinatura contou com as presenças do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Diretor-Geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; e do Presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Major-Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski.
A parceria representa um avanço significativo para a soberania tecnológica do Brasil. Com este contrato, a IACIT se torna a única empresa brasileira a desenvolver e fabricar essa tecnologia avançada, consolidando sua posição como referência no setor de radares de longo alcance.
“Este contrato reforça o compromisso da IACIT com o avanço da tecnologia de defesa no Brasil. O Radar OTH 0200 Skywave representa um grande salto para a segurança nacional, permitindo vigilância contínua e em tempo real em áreas estratégicas. Estamos orgulhosos de liderar esse projeto inovador que fortalecerá a autonomia tecnológica do país”, destacou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.
Defesa nacional
O Radar OTH 0200 Skywave é uma tecnologia inovadora que permite a detecção de alvos a milhares de quilômetros de distância, muito além da linha do horizonte.
Com o emprego de um sistema avançado de ondas refletidas na ionosfera, o equipamento possibilita monitoramento contínuo e em tempo real de grandes áreas do oceano e do espaço aéreo.
Com a assinatura do contrato, o Brasil se posiciona entre os poucos países do mundo capazes de desenvolver e operar essa tecnologia de ponta.
O Radar OTH 0200 Skywave amplia consideravelmente a capacidade de vigilância das fronteiras e do espaço aéreo. A tecnologia é fundamental para detectar aeronaves voando a baixas altitudes e em regiões não cobertas por radares convencionais, aumentando a capacidade de dissuasão contra ameaças potenciais.
Parceria estratégica
A CISCEA, responsável pela implantação e modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da infraestrutura de defesa do país.
A parceria com a IACIT reforça o compromisso do Brasil com a inovação e o desenvolvimento de soluções estratégicas para a segurança aérea e marítima.
Para Luiz Teixeira, CEO da IACIT, este contrato é um muito significativo para a empresa e para o setor de defesa nacional.
“Com o trabalho do DECEA através dos vários orgãos, como a CISCEA, o Brasil tem avançado continuamente, garantindo operações cada vez mais eficientes e protegidas e caminhando para se tornar um dos três melhores do mundo em segurança do espaço aéreo.”, declarou o CEO da IACIT.