Corpo de Bombeiros resgata 12 pessoas ilhadas em Ubatuba após fortes chuvas

Chuvas intensas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Taquaral

Equipes de resgate trabalhando em Ubatuba. (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

UBATUBA (SP) – O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h15 da sexta-feira (4) para apoiar a Defesa Civil de Ubatuba no resgate de pessoas ilhadas devido às fortes chuvas que atingiram o município no Litoral Norte de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, choveu 138mm em Ubatuba (Marafunda).

A ocorrência aconteceu no bairro Taquaral, onde 12 pessoas — sendo sete mulheres e cinco homens, com idades entre 4 meses e 66 anos — foram resgatadas de uma área alagada. A operação foi concluída às 2h15 da madrugada.

As vítimas foram levadas com segurança para a Escola Municipal José de Souza Simeão, que está sendo utilizada como abrigo provisório. Todas as pessoas estavam sem ferimentos e foram deixadas sob os cuidados do apoio social da Defesa Civil.

Equipes trabalhaando em Ubatuba. (Foto: Divulgação)

Alagamentos e quedas de árvores em diversos pontos da cidade

As fortes chuvas também provocaram alagamentos nas avenidas Rio Grande do Sul (Umuarama), Botafogo (Estufa I) e no bairro Folha Seca. Além disso, foram registradas 15 quedas de árvores em regiões como Rio Escuro, Ponta Grossa, Toninhas, Itamambuca, Camburi e Félix.

Uma dessas árvores caiu sobre a varanda de uma residência na rua Goiabeira, no bairro Sesmaria, sem necessidade de evacuação dos moradores. Outra atingiu a pista da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), no km 73, causando interdição parcial da via até a remoção e limpeza. As demais quedas ocorreram sobre vias públicas e fiação elétrica.

Apoio humanitário e levantamento de necessidades

A Defesa Civil de Ubatuba informou que foi ofertado apoio com materiais de ajuda humanitária. As equipes locais estão realizando um levantamento para verificar as quantidades de itens que precisarão ser solicitados aos órgãos competentes.

Botão Voltar ao topo