publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Akaer desenvolve primeira plataforma de Treinamento Aerotático 100% brasileira

A plataforma será instalada no CIOPAER-MT (Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso)

Plataforma de Treinamento Aerotático desenvolvida pela Akaer.
Plataforma de Treinamento Aerotático desenvolvida pela Akaer. (Foto: Divulgação/Akaer)

Reforçando sua posição como referência em tecnologia para o setor aeroespacial, a Akaer desenvolveu a primeira Plataforma de Treinamento Aerotático independente de ancoragem vertical 100% brasileira. O equipamento foi projetado para simular condições reais de operações aéreas, visando o treinamento de militares, forças especiais e equipes de resgate.

O projeto recria a estrutura completa de um helicóptero preso a uma torre metálica, mas que permite movimentação de balanço (tecnologia inédita no Brasil), simulando situações reais e proporcionando maior eficiência ao treinamento tático, à formação e à segurança dos operadores aéreos em missões críticas.

A plataforma será instalada no CIOPAER-MT (Centro Integrado de Operações Aéreas do Mato Grosso). Sua construção demandou um intenso ciclo de desenvolvimento, com cinco meses dedicados ao projeto e sete meses à fabricação, garantindo padrões elevados de qualidade e precisão.

Tecnologia

A plataforma é equipada com mecanismos avançados de elevação, incluindo um sistema de engrenagem linear e rotativo (cremalheira) e freio antequeda, que simulam condições de operações realizadas em voo.

O equipamento recria, em escala real, a cabine de um helicóptero AS350 (Eurocopter), permitindo a realização de treinamentos com técnicas específicas. Entre elas, destacam-se o transporte de cargas e pessoas, incluindo o Bambi-bucket, um balde flexível suspenso por cabo utilizado no combate a incêndios florestais; o cesto, projetado para o transporte seguro de materiais e resgate de pessoas; e o McGuire, uma corda única usada para evacuação e resgate aéreo.

Além disso, possibilita o treinamento para embarque e desembarque de operadores com técnicas como o Rapel, que permite desembarque rápido por meio de corda; o Mata-leão, onde o operador se fixa externamente à aeronave utilizando os braços para apoio; e a Preguiça, em que o operador se segura à aeronave com braços e pernas, garantindo estabilidade durante a operação.

Por ser uma estrutura fixa ou adaptada para simulação, permite que os operadores treinem com segurança antes de realizar essas manobras em aeronaves reais, o que é fundamental para reduzir riscos durante operações e garantir que as equipes estejam preparadas para agir com precisão.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Todo o projeto e integração da plataforma foram desenvolvidos pela Akaer, garantindo um padrão de qualidade superior e alinhado às exigências técnicas e de segurança.

“Estamos felizes em contribuir para o avanço da formação aerotática no Brasil. Essa plataforma representa um salto em qualidade, garantindo mais segurança e eficiência para os operadores aéreos”, destacou Francilio Graciano, diretor-executivo de Negócios em Equipamentos Especiais e Automação.

Com a entrega desse modelo inédito, a Akaer demonstra mais uma vez sua capacidade de inovação e engenharia de ponta aplicada às necessidades reais das forças operacionais. O projeto reforça o compromisso da empresa com a segurança e a capacitação avançada dos profissionais do setor.

Botão Voltar ao topo