
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira (11) de uma videoconferência com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao. A reunião virtual foi realizada a pedido do representante chinês e teve como foco temas de cooperação econômica e comercial entre os dois países.
Durante o encontro, foram abordadas as oportunidades e complementaridades das economias brasileira e chinesa, bem como a importância do diálogo estratégico por meio da COSBAN (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação), presidida pelos respectivos vice-presidentes. Alckmin e Wang também discutiram a próxima reunião de ministros de comércio dos BRICS, que será realizada em Brasília no mês de maio, sob a presidência brasileira do grupo.
Outro ponto da conversa foi a análise das recentes alterações tarifárias no cenário global. Os dois ministros destacaram a necessidade de fortalecer o multilateralismo e defender um sistema internacional de comércio baseado em regras, com papel central da Organização Mundial do Comércio (OMC).