publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alckmin e ministro chinês tratam de comércio bilateral e próxima reunião dos BRICS

Videoconferência reforçou laços entre Brasil e China, abordou tarifas globais e preparativos para reunião dos BRICS em Brasília

Videoconferência com Ministro do Comércio da China, Wang Wentao
Vice Presidente da República Geraldo Alckmin durante Videoconferência com Ministro do Comércio da China, Wang Wentao. (Foto : Cadu Gomes/VPR)

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira (11) de uma videoconferência com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao. A reunião virtual foi realizada a pedido do representante chinês e teve como foco temas de cooperação econômica e comercial entre os dois países.

Durante o encontro, foram abordadas as oportunidades e complementaridades das economias brasileira e chinesa, bem como a importância do diálogo estratégico por meio da COSBAN (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação), presidida pelos respectivos vice-presidentes. Alckmin e Wang também discutiram a próxima reunião de ministros de comércio dos BRICS, que será realizada em Brasília no mês de maio, sob a presidência brasileira do grupo.

Outro ponto da conversa foi a análise das recentes alterações tarifárias no cenário global. Os dois ministros destacaram a necessidade de fortalecer o multilateralismo e defender um sistema internacional de comércio baseado em regras, com papel central da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Botão Voltar ao topo