publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

AMAN: parcerias estratégicas para impulsionar a inovação e a excelência no ensino militar

As atividades desenvolvidas estão em conformidade com o disposto nas Instruções Reguladoras do Sistema de Educação Superior Militar do Exército

As atividades desenvolvidas estão em conformidade com o disposto nas Instruções Reguladoras do Sistema de Educação Superior Militar do Exército. (Foto: Divulgação/EB)

Resende (RJ) – Práticas pedagógicas atualizadas e aperfeiçoamento contínuo – esses são os objetivos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ao buscar parcerias com instituições de ensino superior, extensão e pesquisa de relevância nacional.

Para isso, com foco especial nas instituições do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, a AMAN realizou visitas a diversas instituições no ano de 2024:

– 19 MAR 24: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Universidade de Campinas (UNICAMP);
– 20 MAR 24: Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Universidade de São Paulo (USP);
– 21 MAR 24: Instituto Militar de Engenharia (ITA);
– 8 ABR 24: Universidade Federal Fluminense (UFF); e
– 9 ABR 24: Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os resultados da aproximação com as instituições têm sido benéficos para o aprimoramento do processo educacional e da gestão do conhecimento, conforme consta nos objetivos estratégicos na AMAN.

Em 2025, em visita de reciprocidade, representantes da Universidade de Campinas e Universidade Presbiteriana Mackenzie estiveram nas instalações da AMAN, nos dias 1º e 3 ABR 25, respectivamente.

Entre outras atividades, eles conheceram o Centro de Desenvolvimento de Liderança (CDL) e a Seção de Simulação (SIMAF), inteirando-se sobre práticas pedagógicas de sucesso empregadas na formação dos futuros oficiais do Exército.

Como parte da iniciativa de parcerias, foram firmados convênios com a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). Os convênios viabilizarão a execução de estágios nas áreas de Construção Civil, Educação Física, Medicina Veterinária, Tecnologia da Informação e Administração, localizados na AMAN, ainda no ano de 2025.

Todas as universidades e instituições de ensino superior que visitaram a AMAN destacaram o nível de excelência do estabelecimento de ensino, reconhecendo a qualidade da educação superior militar, indicando que os referidos intercâmbios têm contribuído para o fortalecimento da imagem da Academia e do Sistema de Educação do Exército.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

As atividades desenvolvidas estão em conformidade com o disposto nas Instruções Reguladoras do Sistema de Educação Superior Militar do Exército.

Botão Voltar ao topo