
A comunidade do esporte brasileiro se reuniu na quinta-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, para celebrar os 15 anos de operação da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, plataforma do Governo do Estado de SP.
O clima de esporte era sentido em cada metro quadrado do Auditório Ulysses Guimarães. Mais de 700 pessoas, entre ex e futuros atletas, treinadores, autoridades da administração pública e agentes do terceiro setor, ocuparam o espaço. Além dos festejos pela data, a cerimônia foi marcada também pela entrega de 500 CID’s (Certificados de Incentivo ao Desporto) aos proponentes de pojetos aprovados pela Lei.
Abrindo a solenidade, a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis, que destacou o trabalho da Lei em viabilizar o esporte em todo o estado. “A Lei saiu do papel e foi para a quadra, para o campo, para as pistas, para as piscinas e para o coração de cada um dos cidadãos paulistas. Ela carrega a missão de transformar vidas, e posso dizer com o maior orgulho que estamos cumprindo com essa missão com excelência.”
Nos últimos dois anos, a LPIE fortaleceu o seu pacto em fomentar e democratizar o acesso ao esporte em todas as suas camadas, da prática educacional ao alto rendimento. Neste período, 406 projetos foram executados, impactando diretamente 190 mil pessoas. O valor de incentivo fiscal foi de R$ 120 milhões.
Convidado de honra do evento, o técnico da seleção brasileira de vôlei feminina e tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães, ressaltou a importância da Lei e deu a sua “benção” ao programa.
“Essa lei, que eu apoio, é mais do que uma política pública; é uma semente que germinou e hoje colhe frutos reais na vida de milhares de jovens paulistas. É um investimento para um futuro melhor para o nosso país”, disse o técnico, que coordena um projeto de formação de novas promessas para o vôlei feminino em Barueri.
O Governador do Estado de SP, Tarcísio de Freitas, usou da analogia do esporte com a vida para reforçar o seu apreço pela Lei. “Em equipes do Governo ou no mundo corporativo, sempre nos perguntamos como vencemos os desafios ou como podemos ir mais longe. Buscamos inspiração no esporte, que ensina a cair, a levantar, a crescer, a perder e a ganhar.”
Ao final da cerimônia, três associações que captam via LPIE, ONG Social Skate, Instituto Olga Kos e Associação Nacional de Esportes (ANE), foram chamadas ao palco para receberem os seus CID’s. “A Lei faz o esporte chegar na comunidade, na periferia e nos municípios mais distantes. Estamos aqui para comemorar mais um ano de conquistas”, explicou Sandro Soares, o Testinha, responsável pela ONG Social Skate.
Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo permite que a iniciativa privada possa apoiar projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por prefeituras em todo estado. Para mais informações, acesse www.lpie.sp.gov.br.