
A Sabesp anuncia uma mudança histórica na liderança da sua Gerência Regional no Litoral Norte. A engenheira civil Monica Riccitelli assume o cargo, tornando-se a primeira mulher a ocupar essa posição estratégica e de grande importância para a região.
Natural de Santo André, no ABC paulista, a nova gerente regional tem uma forte ligação com o litoral norte. Possui uma residência em Caraguatatuba, há 40 anos, e frequenta a região desde a sua infância. Sua familiaridade com a dinâmica da alta temporada a coloca em uma posição privilegiada para compreender os desafios locais.
Formada em Engenharia Civil pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e MBA em Saneamento Ambiental, ambos Universidade de São Paulo (USP), Monica traz uma bagagem de 27 anos de experiência na Sabesp.
Sua trajetória inclui passagens por otimização de processos em estações de tratamento de esgoto, gestão do cadastro técnico, gerência do sistema de interceptação de esgotos na Região Metropolitana de São Paulo e, mais recentemente, a gerência do departamento de operação e manutenção de ETEs na Grande São Paulo.
Para a nova gerente regional, o principal desafio é a meta de universalização do saneamento no Litoral Norte até 2029, mantendo a qualidade do atendimento para as quatro cidades que englobam a região.
Monica garante que a comunicação transparente com a comunidade será uma marca de sua gestão. “Nunca tivemos tanto investimento em saneamento em nossa região. Teremos diversas obras de implantação e melhorias. Nossa meta é levar o saneamento para todas as áreas, inclusive as informais”, afirma.
Sua nomeação para a Gerência Regional da Sabesp no Litoral Norte reforça o protagonismo das mulheres em um setor tradicionalmente masculino e representa um novo capítulo na busca por um saneamento eficiente e acessível para toda a população litorânea.