
A partir do dia 17 nova empresa assume o serviço. Solicitações de auxilio devem ser feitas pelo telefone (12) 98295-4342 (whatsapp) ou (12) 3621-7773.
A Prefeitura de Pindamonhangaba está contratando, de forma emergencial, a Funerária Taubaté (Memorial Sagrada Família) para prestação do serviço social funerário gratuito para a população do município.
A partir do dia 17 de abril (quinta-feira), o auxílio funeral será executado por essa empresa, até que se finde o processo de credenciamento definitivo que está em curso. A empresa Funerária Taubaté (Memorial Sagrada Família) foi habilitada porque atendeu os requisitos exigidos, inclusive com apresentação correta da documentação.
A contratação emergencial é uma forma de não deixar a população desassistida do serviço essencial, especialmente em um momento de dor e tristeza do luto de um familiar.
Quem tem direito
De acordo com a Lei Ordinária Municipal n° 6.764 de 20/12/2023, têm direito ao benefício os moradores de Pindamonhangaba que, até a data do óbito, se encontram em situação de vulnerabilidade social, incluindo desempregados, indivíduos desprovidos de recursos financeiros ou de baixa renda.
Para solicitar o serviço, o solicitante deve se dirigir à Secretaria de Assistência Social (Rua Dr. Laerte Machado Guimarães, Nº 590, Vila Borghese), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas (fisicamente). Nos demais dias e horários, deve procurar a Funerária Taubaté – que abriu um escritório no Edifício Smart Office (Rua Dr. Gregório Costa, 237, sala 901). O telefone para solicitações junto à Funerária Taubaté é o (12) 98295-4342 (whatsapp), que funciona 24 horas por dia – inclusive sábado, domingo e feriados, ou (12) 3621-7773.
Documentos – O solicitante deve levar uma declaração de óbito, comprovante de residência do falecido (comprovante atual e também um de mais de um ano para comprovar que a pessoa morava na cidade), comprovante de renda do falecido, RG, CPF e comprovante de renda dos familiares que moravam com o falecido.
“Este é mais um esforço da Secretaria de Assistência Social para garantir dignidade e apoio às famílias em momentos difíceis, demonstrando sensibilidade e compromisso com a comunidade local”, disse a secretária de Assistência Social, Andrea Barreto. Ela explicou que o programa visa fornecer suporte funeral gratuito para os residentes da cidade que serão sepultados dentro do município. Os serviços incluem caixão, velório e traslado (sujeito ao local de origem), sem custos para os beneficiários que atendem aos critérios estabelecidos pela lei.

Velório e sepultamento – As salas de velório usadas pelo serviço ficam no Cemitério de Moreira César, local que receberá corpos de quem não possui sepulturas no Cemitério Central. As famílias que possuírem sepulturas no Cemitério Central podem solicitar o transporte do corpo, para que seja velado em Moreira César e sepultado no Cemitério Central.
Velórios vão ocorrer no Cemitério de Moreira César. Sepultamentos poderão ocorrer em Moreira César e no Cemitério Central. Para ocorrer no centro, a família deverá possuir sepultura no local.
Mais informações – Os interessados podem entrar em contato para mais informações por meio dos telefones (12) 3643-1607 e (12) 3643-1609 (segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas) ou pelo telefone da funerária (12) 98295-4342 (whatsapp).