
Servidores municipais participam de treinamento do Plano de Contingência de São Sebastião
Servidores da Prefeitura de São Sebastião participaram, na sexta-feira (11/4), de um treinamento com foco no Plano de Contingência (Plancon), decretação de calamidades e emergências pública e procedimentos para recebimento de recursos estaduais e federais.
Estiveram presentes funcionários das secretarias de Segurança Urbana (Segur), Saúde (Sesau) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Governo (Segov), Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Fazenda (Sefaz), Administração (Secad), Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Serviços Públicos (Sesep), Esportes (Seesp), Urbanismo (Seurb), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Educação (Seduc), Meio Ambiente (Semam), Planejamento (Seplan), Turismo (Setur) e Fundação Educacional de Cultural ‘Deodato Santana (Fundass), além do Gabinete e Departamento de Comunicação.
A pedido da Defesa Civil do município, a aula foi conduzida pelo tenente-coronel Rômulo Guedes, gestor de Desastres do Corpo de Bombeiros de Alagoas que atuou nos desastres de São Sebastião e Rio Grande do Sul.
Na ocasião, ele destacou as ferramentas da União que devem ser preenchidas pelos representantes de cada secretaria na iminência de um desastre climático. Trata-se do Formulário de Informações de Desastres (FIDE) que deve ser acionado em caso de alerta vermelho para desastres naturais.
“Não é necessário esperar que a Defesa Civil faça esse preenchimento de documentos. Cada secretaria tem um papel fundamental no processo e isso agiliza a liberação de recursos”, explicou Guedes. Ele ainda reforçou que imagens do desastre, utilização de aplicativos de aviso à população são importantes para mostrar a preparação do município.
O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, explicou porque o treinamento foi trazido ao município. “Trouxemos esse treinamento para a preparação dos integrantes do Plancon saber como agir de forma mais ágil e, principalmente, termos os recursos de reconstrução liberados também com mais brevidade”, disse Santos.
Na sequência, de forma on-line, o secretário executivo da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes (PE), coronel Elton Moura, apresentou aos presentes o Plano Integrado de Emergência (PIE) já em vigor no município nordestino, elaborado a partir da catástrofe registrada em 2022.
Ele destacou a importância do tempo resposta da gestão pública e os desafios a serem enfrentados nas áreas de risco. “Temos nossas áreas mapeadas, equipes da Defesa Civil nos locais mais críticos, a prefeitura conectada, se falando, para casos de emergência, bem como a antecipação de respostas como treinamentos e monitoramento, ações mitigatórias e uso eficiente e eficaz de recursos humanos e de logística”.
Ele ainda destacou o papel dos canais de comunicação com a comunidade com câmeras em pontos estratégicos para a Defesa Civil, central de atendimento por meio de 0800 ou WhatsApp, publicação de cards informativos, utilização de plataformas de comunicação, além de treinamento e apoio aos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), entre outros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, o município tem avançado na implantação de ferramentas de alertas e alarmes antecipados com a chegada de tempestades, como radar meteorológico no Litoral Norte, sirene na Vila Sahy, na Costa Sul, envio de mensagens por meio do WhatsApp, informativos nos canais oficiais, e o treinamento da comunidade e Nupdecs para a retirada dos moradores das áreas de risco em caso de necessidade.