publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Dia do Exército Brasileiro é comemorado em Pindamonhangaba

Cerimônia foi realizada no Batalhão Borba Gato nesta quarta-feira, dia 16 de abril

A Guarnição Federal em Pindamonhangaba (SP), realizou nesta quarta-feira, dia 16 de abril, uma solenidade em homenagem ao aniversário do Exército Brasileiro. A data remete à histórica Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, nos atuais Montes Guararapes (PE), considerada o marco da formação do Exército Nacional e do sentimento de identidade brasileira.

Em 2025, o Exército Brasileiro ultrapassa três séculos e meio de existência. Na cidade de , a data foi celebrada no 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato com uma solenidade que homenageia os heróis de Guararapes e destaca o papel histórico da Força Terrestre na construção e defesa do País.

TC Eric, comandante do Batalhão Borba Gato. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
No pátio interno de formaturas, a solenidade teve início com a apresentação da tropa ao comandante do Batalhão Borba Gato, tenente-coronel Eric Monios. Em seguida, o canto da Canção do Exército e a leitura do texto alusivo à data reforçaram, de maneira simbólica, a relevância histórica do 19 de abril para a Força Terrestre.
A cerimônia contou ainda com a entrega de medalhas a militares de carreira, além da condecoração de Praça mais Distinta, concedida ao soldado Mazieiro, em reconhecimento ao seu desempenho e destaque entre os incorporados deste ano.

Soldado Mazieiro. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
O tenente-coronel Eric ressaltou a importância da data para o Exército Brasileiro, enfatizando seu papel histórico na defesa da soberania nacional e na preservação dos valores democráticos. (Vídeo)

Em sua fala, o comandante também destacou o simbolismo das homenagens prestadas durante a cerimônia, que reconhecem não apenas o mérito individual dos militares condecorados, mas reforçam os princípios de disciplina, dedicação e patriotismo cultivados ao longo da trajetória do Exército. (Vídeo)

Entrega de Medalhas ao ST Casagrande. [Foto: Allan Modesto | PortalR3]
O evento foi encerrado com o desfile da tropa, que, ao romper a marcha, entoou a Canção do Expedicionário.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  
Botão Voltar ao topo