publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Detran-SP inaugura unidade modelo em Campos do Jordão

Em operação assistida desde o final de março, nova estrutura eleva padrão de serviços e atendimento ao cidadão, com mais rapidez e qualidade na resposta a demandas

(Foto: Divulgação)

Uma nova unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), com foco na qualidade em cada etapa do atendimento, está em funcionamento oficial no município de Campos de Jordão.

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou a estrutura nesta quinta-feira, 17 de abril, em reforço ao compromisso do Governo de São Paulo com a modernização, a transparência e a eficiência dos serviços públicos.

Projetada para oferecer um atendimento de excelência em um espaço mais eficiente e confortável à população, a unidade vem funcionando em operação assistida desde o fim de março — período em que a equipe da unidade passou por programas de capacitação e, sob monitoria para atuar dentro de uma dinâmica inovadora de funcionamento, atingiu a marca de 500 atendimentos — média de 35,6 por dia, mais que o dobro da média de 2024, de 12 atendimentos diários. A unidade atende moradores de todo o estado de São Paulo.

O novo modelo integra diversas entregas em um mesmo lugar, como exames médicos e psicológicos, cabines de autoatendimento e até a aplicação de provas teóricas, eliminando a necessidade de deslocamentos e tornando mais simples o processo de habilitação e regularização de documentos.

Outro serviço ao qual a população terá acesso na unidade modelo é a emissão de primeira e segunda vias de RG, em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), evitando, assim, a ida a unidades Poupatempo em outras cidades do entorno, como Tremembé e Taubaté.

Com a reestruturação nos processos, aliada ao uso de recursos tecnológicos, o objetivo é agilizar a entrega dos serviços mais procurados pela população. No caso da alteração de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, o prazo de conclusão passou de dois dias ou mais para 20 minutos, um aumento ganho para a população.

Satisfação já no período de operação assistida

Oferecer assistência mais ágil e intuitiva, alinhada às melhores práticas tecnológicas, resume a diretriz que embasou o planejamento e a implantação da unidade.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

A ideia é resolver o maior número possível de demandas com celeridade, já no primeiro balcão, por um time de servidores especializados. A sala de recepção é dotada de infraestrutura confortável, com assentos, bebedouro, café e ar-condicionado.

A expectativa, que vem sendo confirmada, é de que o novo formato elimine filas, melhore a experiência do usuário e aumente a satisfação com os serviços prestados pelo Detran-SP, consolidando um marco no relacionamento com a sociedade.

Clóvis Ferreira de Souza, gerente de reservas de uma pousada em Campos do Jordão, foi o primeiro usuário da nova unidade durante o período de operação assistida e aprovou a experiência.

“Entrei e já fui atendido. Com os processos alinhados, biometria, foto, pagamento da taxa, exame médico, foi muito rápido e prático”, diz o cidadão, que queria renovar a CNH e saiu da unidade para já aguardar o documento em casa.

“O estacionamento é de fácil acesso, tem mais pessoas para atender, é possível fazer o agendamento pela internet. A estrutura ficou top.”

Para o empresário Renato Macari Ciriaco, outro cidadão que buscou a renovação da CNH no primeiro dia de operação assistida da nova unidade, há um conjunto de fatores pela melhoria da experiência do cidadão.

“O atendimento humano já era muito bom, mas a unidade anterior pecava pela falta de espaço físico adequado”, conclui.

Entre as novidades, a unidade oferece salas de avaliações psicológica e médica, para que o candidato interessado em obter a CNH resolva, num único local, todas as etapas do processo.

O passo final da habilitação – a prova prática – também será realizada no mesmo endereço, nas dependências externas da unidade, facilitando a identificação da estrutura como ponto de conclusão das demandas da comunidade.

As cabines de autoatendimento devem ser aliadas dos esforços de digitalização promovidos pelo Detran-SP para a realização de serviços de forma mais rápida e autônoma.

Entre os mais de 500 atendimentos já realizados pela nova estrutura, 423 foram de condutores, dos quais 155 buscavam renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — 29% do total de demandas.

Outros 111 casos diziam respeito a veículos. “Para nós, é uma alegria que esse projeto se inicie na nossa região, com uma unidade que tem toda a qualidade e modernidade que pretendemos oferecer à população”, diz Jonas Castilho, superintendente do Detran-SP na região.

“As mudanças impactam inclusive o dia a dia do próprio servidor, com uma infraestrutura mais completa, que nos permite maior agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.”

A nova unidade modelo em Campos de Jordão funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Frei Orestes Girardi, 3.159 – J. Jaguaribe.

Para maior comodidade e organização, os cidadãos podem agendar os serviços diretamente pelo portal detran.sp.gov.br.

Após a inauguração, o modelo aplicado no projeto-piloto deve ser replicado em outras cidades do estado.

“A nossa meta, com o uso da tecnologia e o compromisso com a eficiência, é que o cidadão tenha o atendimento concluído na unidade em apenas dez minutos”, concluiu Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Botão Voltar ao topo