
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mostram que as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza oferecem algumas das melhores formações do País.
O curso superior de tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales foi considerado o segundo melhor do Brasil, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Já Gestão Ambiental da Fatec Jundiaí é o terceiro melhor no ranking nacional.
Os dados são do Enade de 2023 e foram divulgados na última semana. Entre os cursos de Agronegócio, a Fatec São José do Rio Preto também se destacou, obtendo a oitava posição no Brasil.
Já na avaliação do curso superior de tecnologia em Radiologia, a Fatec Botucatu conquistou a 16ª colocação nacional.
As posições têm como referência as notas que cada graduação avaliada obteve no Enade. Os cursos das Fatecs Jales e Jundiaí conquistaram conceito 5, o máximo atribuído pelo Inep. Já os cursos das Fatecs Botucatu e São José do Rio Preto alcançaram nota 4, também considerada nota de excelência.
Conjuntos
Anualmente, o Enade divide os cursos de graduação do País em três grupos e avalia um desses conjuntos. Em 2023, foi a vez do Ano 1.
Além de alguns cursos superiores de tecnologia, formações em áreas como Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo passaram por avaliação.
O exame é constituído por um questionário e uma prova, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componentes específicos, que visam avaliar o desempenho dos estudantes.