publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Primeiro embarque: 69 estudantes da capital e RMSP viajam para intercâmbio de três meses na Austrália

O primeiro grupo de estudantes do programa Prontos pro Mundo selecionados para o intercâmbio de três meses na Austrália já está de malas quase prontas para os embarques que estão marcados para os dias 20 e 21 de abril, próximos domingo e segunda-feira.

Embarques acontecem nos dias 20 e 21 de abril; Oito alunos da capital e RMSP viveram os últimos meses no Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido e já voltaram para casa. (Foto: Divulgação)

Em todo o estado, 79 alunos estão no primeiro grupo de intercambistas da Austrália e 69 deles são da capital e região metropolitana de São Paulo.

Enquanto os 79 alunos partem para a Austrália no feriado de semana prolongado de Páscoa e Tiradentes, outros 234 alunos estão retornando neste mês de abril para suas casas depois de três meses no Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia.

Os dois últimos desembarques da Nova Zelândia estão previstos para as 20h45 e 22h35 desta quinta-feira (17). Desses 234 alunos, oito deles são da capital e RMSP; um foi para o Canadá, cinco para a Nova Zelândia e outros três para o Reino Unido.

O intercâmbio do Prontos pro Mundo seleciona estudantes a partir de duas listas: um aluno por município e estudantes pela classificação geral a partir das notas.

Foi no primeiro critério que a estudante Isabella Celeste Gomes Garcia, de 16 anos de idade, matriculada na Escola Estadual Hilton Reis Santos, de Marsilac, foi classificada como a representante da capital paulista. A aluna viaja para a Austrália na madrugada do dia 20 para o dia 21 de abril.

Ao ajustar os últimos detalhes da mala com destino à cidade de Adelaide, na Austrália, Isabella estabelece uma comparação entre a adolescente que recebeu a notícia de seleção do Prontos pro Mundo em uma ligação com o governador Tarcísio de Freitas.

“Percebo um amadurecimento da Isabella do ano passado para a Isabella de agora. Acho que, com todo o apoio da equipe do Prontos pro Mundo, em contato com a família que vai me receber, já sabendo sobre a minha escola, ao invés de algo muito fantasioso, consegui amadurecer e tratar tudo isso mais como realidade do que como um sonho”, diz a aluna.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Isabella conta que não está ansiosa. “Estou animada para conhecer Adelaide, a escola, as pessoas, a cultura. Estou muito calma e muito segura com toda essa viagem.

Acredito que vai ser muito libertador, vou adquirir mais responsabilidades. Como estarei longe da minha família, estarei, entre aspas, sozinha, acredito que serão três meses de muito aprendizado e também de autodescoberta”, continua a adolescente.

Primeiro ônibus para longe de casa

O estudante Luiz Otávio Barbosa Silva, de 16 anos de idade, conta que o intercâmbio do Prontos pro Mundo já começou a transformar a sua vida e torná-lo mais maduro enquanto ele ainda está no Brasil.

Morador da zona sul e matriculado na Escola Estadual Professora Neyde Apparecida Sollitto, unidade que fica a 15 minutos a pé de sua residência, foi por conta do intercâmbio que ele pegou um transporte público para tão longe da sua casa.

“Um amigo foi comigo para fazer e retirar o passaporte, foi o mais longe que fui de ônibus sem a companhia de alguém da minha família.

Já foi um treinamento, porque na Austrália, terei que pegar um ônibus para a minha escola, que não fica tão próxima da casa que ficarei hospedado quanto a escola estadual Neyde Apparecida.

Tenho certeza que tudo o que tem acontecido já está me preparando para as novas experiências do intercâmbio, um processo de amadurecimento que vou desenvolver ainda mais quando estiver lá”, avisa.

O adolescente também vai morar em Adelaide pelos próximos três meses, na casa de uma senhora aposentada.

“Eu acho que a seleção da pessoa que vai me receber se encaixou bastante no meu perfil. Ela é uma mulher que preza pela organização e limpeza e já me contou que a casa dela fica perto de alguns cafés da cidade, que ela gosta de cozinhar e de jardinagem”, diz.

Luiz Otávio parte de Guarulhos com destino à Austrália na madrugada do dia 21. Ele chega ao aeroporto na noite de Páscoa, no domingo (20), acompanhado por seus pais, Leide Mery e José Valderly.

Prontos pro Mundo

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP.

Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas são custeados pelo Estado.

Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Até o final deste ano, 1.000 estudantes terão viajado para o intercâmbio de três meses em quatro destinos: Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália.

O programa Prontos pro Mundo foi lançado pelo Governo do Estado em 2023 com a primeira etapa da seleção por meio do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A partir deste ano, essa etapa será estendida para alunos das redes municipais do 9º ano que fizerem o Saresp.

Até então, para participar da seleção do Prontos pro Mundo, estudantes precisariam ter frequentado os anos finais exclusivamente na rede estadual de ensino, desde o 6º até o 9º ano do Ensino Fundamental. Para a viagem, será preciso que, na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, todos os alunos estejam matriculados nas escolas da Seduc-SP.

Botão Voltar ao topo