
O Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou no dia 15, a cerimônia de Brevetação dos concludentes do Estágio de Mestre de Salto Livre. Entre os militares certificados, a Sargento Cássia Bahiense Neves alcançou um marco inédito ao se tornar a primeira mulher da Força Aérea Brasileira (FAB) a conquistar essa qualificação.
O curso teve duração de quatro semanas e envolveu atividades teóricas e práticas que preparam o militar para conduzir lançamentos operacionais em condições complexas, com ênfase em técnicas como o salto HALO (High Altitude – Low Opening) e HAHO (High Altitude – High Opening). Os alunos também recebem instruções detalhadas sobre inspeção de equipamentos, planejamento de missão e liderança em ações de salto livre operacional.
Integrante do efetivo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), a Sargento Cássia faz parte da equipe de paraquedismo “Falcões”, reconhecida por sua atuação de destaque em competições nacionais e internacionais. Com a conquista do brevê de Mestre de Salto Livre, a militar reforça sua trajetória de excelência e se torna referência técnica dentro da FAB.
O Comandante do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, Coronel do Exército Brasileiro Paulo Antônio Ribeiro Silva Júnior, destacou a relevância do momento. “A Sargento Cássia tornou-se a primeira Mestre de Salto Livre da Força Aérea Brasileira, enorme responsabilidade!” afirmou durante seu discurso na cerimônia.
“A Sargento Cássia já é reconhecida por sua trajetória vitoriosa junto à equipe Falcões, com importantes conquistas em campeonatos de paraquedismo. Agora, ao tornar-se Mestre de Salto Livre, ela amplia ainda mais sua responsabilidade como referência dentro e fora da CDA. Seu exemplo de disciplina, competência e superação inspira não apenas as mulheres da Força Aérea, mas todos aqueles que se dedicam à excelência no desempenho da missão”, comentou o Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Coronel de Infantaria Rodrigo Felipe Monteiro.
“Para mim é uma grande responsabilidade e foi muito importante estar aqui e adquirir todo esse conhecimento durante um mês com a equipe de Instrução da Brigada Paraquedista”, disse a Sargento Cássia. Ao ser questionada sobre a representatividade de sua conquista, deixou uma mensagem às mulheres da FAB. “Sonhem e façam isso acontecer! Conquistar um espaço a mais é extremamente gratificante. Nós conseguimos, sim!”, finalizou.