publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Brigada de Infantaria inicia processo de certificação como Força de Prontidão em Pernambuco

A atividade, que marca o início do processo de certificação da brigada para compor o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON)

A atividade, que marca o início do processo de certificação da brigada para compor o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON). (Foto: 10ª Bda Inf Mtz)

A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) conduziu, no dia 19 de abril, o Apronto Operacional da Força de Prontidão (FORPRON). A atividade, que marca o início do processo de certificação da brigada para compor o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON), ocorreu no 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (14º BI Mtz), em Jaboatão dos Guararapes.

A tropa foi apresentada pelo Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Roberto Furtado Batista, ao Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, para verificação da capacidade operacional e logística da Força de Prontidão do Comando Militar de eÁrea. O General Ribeiro destacou a dedicação e o nível de preparação da tropa, que tende a se traduzir em um adestramento com muito bom aproveitamento. O aprestamento reuniu mais de 1.090 militares, com todas as funções de combate previstas e diversos materiais de emprego militar (MEM).

Após o aprestamento da FORPRON, o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Fernando Bartholomeu Fernandes, o Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, e o General Furtado, realizaram um briefing sobre as ações a serem desenvolvidas no contexto da FORPRON e da CORE-25, com os comandantes das frações que participarão dos exercícios programados.

A certificação acontece sob a supervisão do Comando de Operações Terrestres (COTER), em duas fases: a construtiva, que trata de uma simulação na qual é adestrado o Estado-Maior da Brigada; e a viva, na qual as unidades subordinadas à brigada são avaliadas pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), sediado no Rio de Janeiro-RJ.

Também estiveram presentes o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Alexandre Pfaender Júnior, e comandantes das organizações militares da brigada e de unidades de Recife, além de alunos do Colégio Militar de Recife.

Botão Voltar ao topo