
A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, disputou no último domingo, dia 20, o 1º Desafio Brasil de Paratletismo.
A competição foi promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e aconteceu na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Taubaté marcou presença com seus principais atletas, todos de nível internacional, e que estão na corrida pelos índices para o próximo Campeonato Mundial de Paratletismo, que acontece em setembro na Índia.
Principal destaque do dia foi o experiente André Rocha, que venceu a prova do Lançamento do Disco na classe F52 com a marca de 22,41m.
O resultado deu ao taubateano a liderança do Ranking Mundial da prova já em sua primeira competição do ano.
“Estou muito feliz com esse resultado, pois desde 2018 que eu não encaixava um lançamento nessa casa acima de 22 metros em uma competição. Me senti bem na prova, relaxado, e consegui acertar a mão para alcançar essa boa marca.
Esse início muito bom de temporada me enche de confiança para seguirmos em busca de confirmar a vaga no Campeonato Mundial.”, comentou André Rocha, que é Bicampeão Mundial do Lançamento do Disco F52 – títulos conquistados em 2017 e 2024.
Quem também abriu a temporada muito bem foi Alessandro da Silva, no Lançamento do Disco da classe F11, para deficientes visuais.
O taubateano venceu a prova com a marca de 41,61m. Alessandro também venceu o Arremesso de Peso F11, com 12,56m. As marcas colocam Alessandro “Gigante” como vice-líder do Ranking Mundial nas duas provas.
Na mesma classe F11, Tiago Soares foi prata no Lançamento do Disco, com 29,41m. E prata também no Peso, com 10,17m.
Fechando o dia de competições, Michel Gustavo venceu o Salto em Distância, classe T47, com a marca de 6,45m.
PRÓXIMA COMPETIÇÃO:
O time de paratletismo de Taubaté volta a competir nesta quarta-feira, 23/04, na 2ª Fase do Desafio Brasil.
A competição acontece novamente em São Paulo, na pista do Centro de Treinamento Paralímpico. Nesta etapa, apenas os atletas Michel Gustavo e Alessandro da Silva irão competir.
—