Taubaté foi contemplada com 100 CCI (Cartas de Crédito Imobiliário) e 285 Cartas de Crédito Associativo pelo Casa Paulista, novo programa habitacional do Governo de São Paulo.
O anúncio aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a participação do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do prefeito de Taubaté, Sérgio Victor; da secretária de Planejamento Urbano, Marcela Franco; e do diretor de Habitação, Claudemir Coelho; entre outros representantes dos municípios beneficiados.
Serão atendidos interessados que se enquadrem nos critérios do programa e tenham habilitação devidamente aprovada pela Caixa Econômica Federal, responsável por conceder o financiamento habitacional.
A secretária de Planejamento Urbano, Marcela Franco, destacou que a Prefeitura segue em busca de meios para reduzir o déficit habitacional da cidade.
“As Secretarias de Planejamento Urbano e de Desenvolvimento e Inclusão Social estão trabalhando fortemente para que possamos ter melhores oportunidades através de um urbanismo social e digno para os munícipes de Taubaté”, enfatizou.
CARTA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO
A Carta de Crédito Imobiliário concede subsídios de R$ 10 mil a R$ 16 mil, que variam de acordo com a localização do imóvel, e podem ser somados a subsídios federais e à utilização do FGTS, quando disponível.
Poderão ser contempladas famílias com renda de até três salários mínimos, que não tenham imóvel próprio ou financiamento habitacional e não tenham sido atendidas por programas habitacionais em qualquer esfera do governo.
Com o subsídio, os participantes podem adquirir unidades habitacionais nos empreendimentos imobiliários autorizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado. A concessão dos créditos é realizada diretamente com as construtoras e incorporadoras.
Veja a seguir o passo a passo de como participar:
– Verifique o total de sua renda familiar. Some todos os ganhos mensais e confira se o valor não ultrapassa o valor máximo permitido
– Consulte a lista de empreendimentos ativos no programa, disponível na página da secretaria de habitação estadual, na área do programa Casa Paulista
– Visite o imóvel escolhido
– Realize uma simulação de financiamento com um funcionário ou correspondente da Caixa Econômica Federal no local do imóvel. A análise de crédito e aprovação do seu financiamento é de responsabilidade exclusiva da Caixa Econômica Federal.
CARTA DE CRÉDITO ASSOCIATIVO
Já a Carta de Crédito Associativo é uma modalidade administrada pelo CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional de São Paulo), que concede financiamento de imóveis na planta ou em construção para famílias com renda de até cinco salários mínimos para empreendimentos imobiliários inscritos por meio de editais de credenciamento.
Os imóveis são financiados de acordo com os critérios da CDHU e das diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juro zero, pagamento das parcelas mensais do financiamento de até 30 anos, entre outras informações.
Para isso, o governador autorizou um chamamento ao mercado para a contratação de unidades a serem financiadas por meio de Cartas de Crédito Associativas. Para participar, o conjunto habitacional precisa estar incorporado e contar com documentação técnica e jurídica aprovada pelo CDHU.