Câmara de Taubaté celebra Dia do Exército

Dois capitães e um coronel receberam as homenagens durante a solenidade

Dois capitães e um coronel receberam as homenagens durante a solenidade. (Foto: André Almeida)

A Câmara de Taubaté comemorou o Dia do Exército em solenidade realizada na quinta-feira, 24. O vereador Alberto Barreto (PRD) presidiu o evento, e a vereadora Vivi da Rádio (Republicanos) foi responsável pelo discurso oficial.

Vivi afirmou que o Dia do Exército remete à Batalha de Guararapes, em 1648, quando os brasileiros se uniram em defesa do território nacional, dando origem ao embrião que futuramente seria o exército nacional.

“O Exército foi criado em 1822, com a independência do Brasil, assumindo o papel de guardião do Brasil e uma das instituições mais respeitadas do país. Tem sido protagonista em momentos decisivos do país, e seus combatentes seguem firmes em defesa da ordem, lei e soberania nacional”, disse Vivi.

Dois capitães e um coronel receberam as homenagens durante a solenidade.

O primeiro mecânico de voo da Aviação do Exército, capitão Paulo Cezar Acebedo Strapazzon, integrou a Comissão de Fiscalização de Material em Marignane, na França, entre 1997 e 1999. Participou da missão no Haiti nos anos de 2005, 2009 e 2010, e foi intérprete da médica Zilda Arns, salvo por 20 segundos antes do terremoto. Entrou para a reserva em 2014.

O capitão José Maria Severo Paines iniciou a carreira na Escola de Material Bélico do Rio de Janeiro, no curso de mecânica em geral, e frequentou cursos de aperfeiçoamento ligados à aviação e prevenção de acidentes aeronáuticos que proporcionaram a evolução na carreira, de cabo até o posto 1º tenente, quando chegou à reserva em 2005, como capitão.

O coronel Attilio Paulo Ferraro entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército aos 16 anos e se formou em infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras. Ainda na década de 1980 participou de um curso inédito, de piloto de helicópteros, se preparando para a instalação da Aviação do Exército. Entrou para a reserva em 2005, após servir no Centro de Instrução, no Comando de Aviação, na Base de Aviação e no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação.

O coronel Ricardo de Amorim Araújo Pereira, chefe do Estado-Maior do Comando de Aviação do Exército, usou a tribuna para saudar os homenageados.

O vereador Ariel Katz (PDT) participou da cerimônia.

Botão Voltar ao topo