A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba intensificou a vacinação contra a febre amarela em todas as unidades de saúde da cidade. A medida visa ampliar a cobertura vacinal e reforçar a prevenção contra a doença, um dos principais desafios para a saúde pública no Brasil.
Em um vídeo divulgado pela Prefeitura dia 28 de abril, o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, e a secretária Adjunta de Saúde, Roberta Abreu Faria, reforçam a importância da vacinação, citam números de vacinados na cidade, e atualizam sobre o estado de saúde do morador de Pindamonhangaba que foi contaminado pela doença.
Vacina
A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as 27 unidades de saúde de Pindamonhangaba, com horários de atendimento conforme cada local. A ação tem como objetivo atingir uma cobertura mínima de 95%, que é considerada ideal para evitar surtos da doença. Além disso, a vacina, aprovada pela ANVISA e fornecida pelo Ministério da Saúde, é controlada pelo Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde, garantindo a segurança para a população.
A febre amarela é uma doença viral transmitida principalmente pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, e pode causar sintomas graves, como febre, dor no corpo, icterícia (amarelamento da pele e olhos) e hemorragias, podendo levar à morte em casos mais avançados. O principal meio de prevenção é a vacina, que é segura eficaz, sendo recomendada para qualquer pessoa a partir dos 9 meses de idade.