Senac Pindamonhangaba promove a Semana de Educação Inclusiva

O evento é aberto à comunidade e contará com oficinas, palestras, rodas de conversa e shows; ações ocorrem de 28 a 30/4

Fachada do Senac Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

O Senac Pindamonhangaba realiza a Semana de Educação Inclusiva, de 28 a 30 de abril, para conscientizar a comunidade sobre a importância das ações de inclusão no dia a dia da sociedade. As atividades serão gratuitas e incluem oficinas de audiodescrição, palestra sobre a transformação de preconceitos e roda de conversa abordando o conceito de educação inclusiva. Um dos destaques do evento é a presença do palestrante e influenciador Alex Duarte, fundador do Instituto Cromossomo 21.

“A Semana de Educação Inclusiva convida nossa comunidade escolar a vivenciar a perspectiva de pessoas com deficiência, desenvolvendo empatia por seus desafios e histórias de vida. Além de conscientizar sobre essa importante causa, o evento reforça o compromisso do Senac Pindamonhangaba como instituição educacional inclusiva. Como destaque, temos o Programa Educação para o Trabalho – Trampolim, que qualifica gratuitamente pessoas com deficiência intelectual para o mercado de trabalho”, explica Andréia Hobuss, Gerente do Senac Pindamonhangaba.

A programação da Semana de Educação Inclusiva pode ser conferida no site: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-educacao-inclusiva/

Escola inclusiva
Em 2 de abril, foram formados, pelo Senac Pindamonhangaba, 12 alunos no Programa Educação para o Trabalho – trampolim.

Hileny Marcondes Mathey é a mãe de um dos formandos, o João Henrique, de 17 anos, que tem a trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down). “Decidi matricular meu filho no programa porque achei a proposta interessante e confio no Senac. Entendi que ele poderia vivenciar uma nova experiência de aprendizado, estando junto com um grupo de amigos, além de trabalhar a autonomia e aprender a superar os desafios. No início, tudo era muito novo e as expectativas desafiadoras. Porém, o João Henrique teve uma experiência muito rica e singular, que foi além do aprendizado proposto. Ele passou por um processo de amadurecimento e as nossas expectativas foram superadas”, declara Hileny.

Ela fala sobre os desafios e os preconceitos ainda existentes na sociedade. “Entendo que ser mãe já é um desafio, porque cada filho tem as suas singularidades. Com o João Henrique não é diferente, pois eu sempre acreditei que a síndrome não define quem ele é como pessoa. O maior desafio é a nossa luta contra os paradigmas e a desinformação, que levam ao capacitismo. Temos sempre que buscar desconstruir os estereótipos, para mostrar que eles são capazes e podem desenvolver suas potencialidades”, explica.

Hileny afirma que eventos sobre o tema são essenciais para sensibilizar a população. “Conscientizar é trazer luz para a luta contra os preconceitos. Espaços de discussão propiciam informação e assim podemos conquistar o respeito e a diversidade. A inclusão ainda é muito desafiadora no nosso país. A união de todos é importante para construirmos um mundo onde possamos viver com dignidade e amor”, finaliza.

A próxima turma do Programa Educação para o Trabalho – trampolim está prevista para ser iniciada em 6 de maio, com aulas às terças e quintas, no período da tarde. Para informações sobre o programa, basta acessar o site. Já as inscrições devem ser realizadas pessoalmente na unidade (Rua Suíça, 1255 – Santana – Pindamonhangaba/SP).

Confira a programação da Semana de Educação Inclusiva

Oficina de audiodescrição (duas sessões)
Data: 28/4
Horários: 10h30 às 12h | 16h às 17h30

Oficina com o audiodescritor Rodolfo Berini sobre como realizar a audiodescrição corretamente e garantir acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Palestra – Capacitismo em desconstrução: como transformar preconceitos em oportunidades de Inclusão?

Alex Duarte. (Foto: divulgação)

Data: 28/4
Horário: 19h às 20h30
A palestra será ministrada pelo educador social Alex Duarte, fundador do Instituto Cromossomo 21, TEDX Speaker, professor, especialista em Neurociências e pós-graduado em Psicopedagogia Clínica. Há 15 anos, é palestrante na área de inclusão/diversidade. A atividade tem como objetivo a conscientização sobre o capacitismo e a promoção de significativas melhorias no ser humano.

Roda de conversa – O que é Educação Inclusiva?
Data: 29/4
Horário: 16h às 17h30
A roda de conversa com as pedagogas Jaqueline Freitas e Daniella Erothildes Martins de Abreu tem o objetivo de conscientizar sobre os desafios e potencialidades da educação inclusiva. Além de esclarecer sobre a aprendizagem das pessoas com deficiência intelectual, visual e auditiva.

Roda de conversa – Conhecendo o Grupo T21
Data: 30/4
Horário: 16h às 17h30
A atividade tem a função de apresentar o trabalho do Grupo T21 de Pindamonhangaba – que é um grupo de responsáveis por pessoas com deficiência intelectual que abordará temas como autonomia, acessibilidade, capacitismo e inclusão. Os palestrantes serão Eliane Ramos Pedrozo e Luis Carlos Pedrozo, pais de um jovem com Síndrome de Down.

Serviço: Semana de Educação Inclusiva
Quando: 28 a 30 de abril

Onde: Senac Pindamonhangaba
Informações e inscrições: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-educacao-inclusiva/
Evento gratuito

Senac Pindamonhangaba
Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP
Site: https://www.sp.senac.br/senac-pindamonhangaba

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Botão Voltar ao topo