
Representantes da Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Pindamonhangaba visitaram, na quinta-feira (24), a estrutura de Rádio e TV da Prefeitura de Indaiatuba, chamada de Sistema SET de Comunicação.
Assim como Pindamonhangaba, a cidade também foi contemplada com concessão do Governo Federal de TV e rádio (em andamento) por meio da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação.
A intenção da visita foi troca de experiências para a implantação da rádio e da TV em Pindamonhangaba.
O secretário de Comunicação e Eventos Alexandre Pió foi acompanhado pela diretora de Comunicação Fernanda Munhoz e diretor de Rádio e TV Odirley Pereira.
Eles foram recebidos pela Secretária de Comunicação e Relações Institucionais, Graziela Milani, que apresentou os programas produzidos pelo município e o processo de implantação da TV e da Rádio na cidade.
No local, observaram a estrutura da Secretaria, especialmente da TV SET online, os recursos audiovisuais e humanos utilizados na produção de conteúdo. Na sequência, também foram recebidos pelo prefeito de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares Dias Neto.
O secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, avaliou como positiva a visita e destacou a importância desse tipo de ação para fortalecer a implantação da comunicação pública em Pindamonhangaba.
“A troca de experiências com a equipe de Indaiatuba foi extremamente produtiva. Pudemos conhecer de perto os desafios e as soluções que eles encontraram para estruturar a rádio e a TV públicas.
Esse contato direto nos proporciona mais segurança e agilidade nas decisões que estamos tomando para o projeto de Pindamonhangaba”, afirmou.
Para o diretor de Rádio e TV, Odirley Pereira, além de observar questões já realizadas em Pindamonhangaba, como construção de estúdio, utilização de canal de TV online, e outros em fase de implantação, com programas e grade de programação, “a visita possibilitou conhecer programas de comunicação de um município em outra região do Estado, e como trabalham o processo de criação e o conteúdo da programação”.
A diretora de Comunicação, Fernanda Munhoz, ressaltou que “essa visita foi fundamental para estreitar laços técnicos e trazer orientações práticas que vão nos auxiliar em diversas etapas da implantação da rádio e da TV.
Tivemos acesso a informações importantes sobre facilidades na aquisição de equipamentos, como a utilização de editais específicos, além de dicas sobre processos técnicos e operacionais que certamente vão contribuir para que nossa comunicação pública se desenvolva de forma mais eficiente e alinhada às boas práticas do setor”.
Ainda em abril, a Secretaria de Comunicação e Eventos já havia realizado reunião com a direção técnica da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), órgão do Governo Federal que administra a Agência Brasil, a TV Brasil e a Rádio Nacional, entre outros meios oficiais de comunicação governamental.