Prefeitura recebe taxistas e discute importantes pautas para valorização da categoria

Diálogo abordou pautas importantes da categoria, buscando valorizar os profissionais e qualificar o serviço

Reunião na sede do Executivo. (Foto: Divulgação/PrefPinda)

A categoria dos Taxistas de Pindamonhangaba foi recebida na última semana pelo prefeito Ricardo Piorino e durante o encontro discutiu melhorias para valorizar os profissionais e qualificar os serviços. Diálogo abordou pautas importantes da categoria, buscando valorizar os profissionais e qualificar o serviço.

Além do prefeito e dos representantes da categoria, participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Taxistas de Taubaté e região, e diretor da Federação dos Taxistas de SP, do Ronaldo Pedro, bem como o secretário de Mobilidade e Trânsito, José Vidal de França Filho e da diretora de Trânsito Luciana Viana.

Durante o encontro, o prefeito Ricardo Piorino assinou o Decreto 6.848/2025, uma reivindicação da categoria, que atualizou as tarifas de táxi, algo que não ocorria desde 2015, visando equilibrar os direitos e garantir a transparência na prestação desse importante serviço de mobilidade.

Outras iniciativas como o preenchimento de novos profissionais nos pontos da cidade, visando o fortalecimento da categoria, bem como a padronização dos veículos de taxi do município também foram abordados durante o encontro. “Os taxistas desempenham um papel fundamental na mobilidade urbana, sendo protagonistas na história do transporte individual em cidades do mundo todo. São conhecidos por prestar um serviço rápido, seguro e personalizado, estabelecendo vínculos com passageiros frequentes, criando relações de confiança e contribuindo para a sensação de segurança dos usuários. Valorizar os taxistas é reconhecer sua contribuição diária para o funcionamento das cidades”, ressaltou o secretário de Mobilidade, José Vidal França Filho.

Importante ressaltar que os taxistas são profissionais regularizados, que recolhem impostos e são fiscalizados por órgãos técnicos, como o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), que anualmente realiza verificação de taxímetros em Pindamonhangaba, através da regional São José dos Campos.

A verificação tem como objetivo garantir que o valor cobrado na corrida seja compatível com o trajeto e o tempo percorrido, além de conferir o bom estado do equipamento e dos pneus. Os taxistas que não comparecem na verificação anual estão sujeitos a penalidades.

Botão Voltar ao topo