A Corporação Musical Euterpe, que por justiça deve ser considerada a banda musical mais antiga do Brasil, está a caminho de completar a impressionante marca de 200 anos de existência.
A banda, atualmente sob a presidência e regência do maestro Marcos Roberto de Souza, tendo como secretária, Libna de Araújo, conta com 36 integrantes, sendo 31 músicos e cinco aprendizes. Suas apresentações ocorrem mediante agendamento programado pelo Departamento de Cultura, que se encontra sob a direção de Nilza Mayer.
A Euterpe aniversaria nesta segunda-feira (22), mas a comemoração será na sexta-feira (26), às 20 horas, no teatro Cootepi, com a presença da Banda de Aprendizes (da Euterpe) e da dupla Heron e Patrício.
Veja as fotos do aniversário de 185 anos
A Euterpe realiza as seguintes atividades em sua sede na rua Capitão José Martiniano Vieira Ferraz, 179 (ao lado do Mercado Municipal):
• Projeto Orfeu – Uma se-mente para o futuro: projeto da Fundação Dr. João Romeiro voltado para a formação musical de jovens na faixa etária de 10 a 18 anos. As aulas são ministradas pelos músicos da Euterpe às segundas, terças e sextas-feiras das 19 às 20 horas.
• Banda de Aprendizes – atividade também voltada para a formação de músicos da mesma faixa etária acima mencionada. As aulas são realizadas às quartas, das 19 às 21 horas, e às quintas-feiras, das 19 às 20 horas.
• Ensaios e treinamentos da banda – realizados todas as quintas-feiras a partir das 20 horas.