São José dos Campos recebe neste mês de novembro o Por Entre Fios, projeto idealizado pelo Coletivo Criamundo com cenas e fotografias que resgatam a história da antiga Tecelagem Parahyba. A exposição contempla desde a instalação da fábrica em 1925 e seu ávido crescimento até a quase falência de suas atividades, atualmente resgatadas por uma cooperativa de funcionários.
publicidade
David Ferreira, cinegrafista e editor do Coletivo Criamundo, comenta o desenvolvimento do projeto pelo grupo. “O funcionamento da fábrica com os mesmos equipamentos antigos até hoje despertou nossa curiosidade sobre a Tecelagem Parahyba e as pessoas envolvidas em sua história. As indústrias tiveram participação essencial no desenvolvimento da região, mas quase não há memória documentada, o que nos levou a idealizar o Por Entre Fios”.
Um vídeo documentário apresenta arquivos e registros de época, além de depoimentos de antigos operários, líderes industriais e de ícones como o engenheiro Ozires Silva e o cartunista Maurício de Sousa (confira o trailer neste link). Já a mostra fotográfica revela prédios e ofícios transmitidos de geração em geração com 30 fotografias e dois painéis panorâmicos com até seis metros de largura. “Com a sensibilidade das lentes buscamos registrar as lembranças, as alegrias, os ideais e os desafios do cotidiano daqueles que passaram pela Tecelagem Parahyba”, destaca Natalie Rocha, fotógrafa e diretora artística do Coletivo Criamundo. No local, máquinas, ferramentas e tecidos complementam as instalações com um cenário lúdico para ampliar a experiência sensorial dos visitantes.
“O objetivo da exposição Por Entre Fios é ampliar a compreensão da história e a cultura industrial do Vale do Paraíba. É resgatar a relação entre sindicatos, operários e fábricas e a contribuição para o desenvolvimento da região”, comenta Bianca Oliveira, fotógrafa e diretora executiva do Coletivo Criamundo.
A vernissage para convidados e autoridades acontece no dia 06 de novembro às 19h no Galpão Parahyba, espaço concedido à Coopertêxtil pelo Governo do Estado de São Paulo. A exposição permanece aberta ao público com entrada gratuita no mesmo local nos dias 07, 08, 13, 14 e 15 de novembro. Com programação itinerante, a exposição seguirá instalada na Câmara Municipal de São José dos Campos e na Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos.
A exposição Por Entre Fios conta com patrocínio da Huesker por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e com os seguintes apoiadores: Embraer, Yazigi, Depósito Luchetti, O Vale, Coopertêxtil, MedLink, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Casa de Bolos, Defender – Segurança Privada, Faculdade Anhanguera e MoveDigital, além do sistema de oficinas culturais do Estado de São Paulo POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura).
Ficha Técnica:
POR ENTRE FIOS – Documentário fotográfico e filme média-metragem (45’)
Produção: Coletivo Criamundo
Direção: Bianca Oliveira e Natalie Rocha
Roteiro: Natalie Rocha
Direção de cena: David Ferreira
Direção fotográfica: Natalie Rocha
Pré-edição e montagem: Bianca Oliveira
Edição e finalização: David Ferreira
Cinegrafistas: David Ferreira e Débora Moreira
Fotógrafos: Bianca Oliveira e Natalie Rocha
EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA POR ENTRE FIOS
Local: Galpão Parahyba
Data: 07, 08, 13, 14 e 15 de novembro
Horário: quintas e sextas-feiras (das 14h às 18h) e sábados (das 9h às 13h)
Endereço: Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos/SP (acesso pelo Parque da Cidade)