Desde sua inauguração, no dia 1º de dezembro, o Palacete10 de Julho está aberto à população e tem recebido diversas atividades. Além dos eventos, o local pode ser visitado gratuitamente pela população, que tem a oportunidade de realizar um ‘tour’ por suas dependências, agora restauradas.
As manifestações artísticas e culturais tem sido os destaques nessa nova fase do palacete. De acordo com a diretora de Patrimônio Histórico da Prefeitura, diversos outros eventos estão programados para enriquecer o mês de janeiro no Palacete 10 de Julho. A equipe preparou uma programação especial de férias.
Até o final de janeiro, o prédio estará aberto para visitação de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 20 horas. Entre as atividades programadas os moradores da cidade, região, de outros estados e do diversos países poderão aproveitar as visitas monitoradas, sessões de cinema, oficinas culturais, entre outras.
Confira a programação completa e participe dos eventos que começarão sempre às 18 horas.
Exposição sobre sítio arqueológico de Pinda
O Centro de Memória Barão Homem de Melo, no Palacete 10 de Julho, recebe durante o primeiro semestre de 2015, contando com atividades integradas entre o Arquivo Histórico, o Centro de Memória e a fazenda São Sebastião – considerada o único sítio arqueológico de Pindamonhangaba.
Entre os anos de 2008 e 2013, a Fazenda São Sebastião desenvolveu atividades de educação patrimonial e educação ambiental com alunos das escolas públicas, faculdades, professores e comunidade em geral, abrangendo mais de 3500 pessoas em atividades como: palestras, oficina de arqueologia, oficina de taipa de mão e trilha história pelo sítio arqueológico, entre outras. A entrada é gratuita.