Um levantamento realizado pela CCR NovaDutra aponta que pane mecânica foi o principal motivo dos atendimentos realizados pela equipe do SOS Usuário da Concessionária, entre os feriados de Natal e Ano Novo. Este tipo de ocorrência corresponde a 62% dos atendimentos mecânicos realizados no período, ao longo dos 402 quilômetros da rodovia.
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As estatísticas contabilizam 3.614 atendimentos a usuários com problemas mecânicos, entre os dias 19 de dezembro de 2014 e 4 de janeiro de 2015. Neste mesmo período, aparecem, na segunda e terceira colocação, ocorrências de pneu furado (919) e pane seca (426), ou seja, falta de combustível.
No entanto, o número de panes mecânica na rodovia sofreu queda de 7,4% em comparação ao mesmo período de 2013. O Gestor do Atendimento da CCR NovaDutra do trecho Rio de Janeiro, Virgilio Leocádio, comenta a importância da manutenção preventiva dos veículos. “É importante, antes de sair em viagem pela rodovia, o motorista realizar uma manutenção preventiva no seu veículo, verificando os principais itens, como iluminação traseira e dianteira, sistema de freios e arrefecimento do motor e também saber os pontos onde pode abastecer seu veículo para evitar parar no meio da sua viagem. Além de evitar transtornos e até mesmo acidentes, a manutenção preventiva oferece mais vida útil ao veículo. A demora no conserto aumenta o problema e, consequentemente, o custo”, afirma.
Distribuído por 11 bases operacionais instaladas estrategicamente ao longo da rodovia, o SOS Usuário da CCR NovaDutra atende, em média, 177 ocorrências de guinchamentos ao dia.
Ranking dos cinco principais atendimentos realizados na via Dutra, de 19 de dezembro de 2014 a 4 de janeiro de 2015: