Santos e Palmeiras estão classificados para a final do Paulistão 2015 – Série A1. Rivais de longa data, as equipes vão refazer uma decisão de campeonato paulista depois de 56 anos. Na única vez em que decidiram o título em confrontos direto, o Palmeiras se deu melhor e foi o campeão.
publicidade
Na Arena Corinthians, o Palmeiras sofreu após empatar por 2 a 2 no tempo normal e vencer por 6 a 5, nos pênaltis. Já na Vila Belmiro o Santos foi superior ao São Paulo e venceu por 2 a 1. Desta maneira, as equipes que viveram seu auge na década de 1960, voltam a decidir o título estadual.
Na ocasião, em 1959, o campeonato seria disputado em pontos corridos, como normalmente era disputada a competição estadual à época. No entanto, não haviam critérios de desempate e, caso duas ou mais equipes terminassem empatados na liderança, o título seria disputado em jogos-desempate. Com 63 pontos, Santos e Palmeiras terminaram o campeonato empatados.
Já em janeiro de 1960, os jogos que decidiriam o título foram marcados. O primeiro para o dia 5, quando Pelé marcou aos 22 minutos e Zequinha aos 34, para o empate por 1 a 1. Dois dias depois, Pepe marcou para o Santos aos 25 minutos e viu Getúlio (contra) e Chinezinho virar o jogo para o Palmeiras aos três e cinco minutos do segundo tempo. Já aos 36 minutos, Pepe voltou a marcar para determinar o novo empate.
Seriam disputados no máximo quatro partidas e na terceira foi conhecido o campeão. Novamente no Pacaembu, o Santos abriu o placar com Pelé aos 14 minutos e viu Julinho Botelho empatar ainda aos 43 minutos do primeiro tempo. Romeiro, de falta, aos três minutos do segundo tempo marcou o gol do título palmeirense depois de oito anos sem conquistas estaduais.
* Com informações da Federação Paulista de Futebol