A Novelis, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Pindamonhangaba (SEC) e o Evoluir, promove inscrições para os cursos de formação de professores do RAIS – Rede de Aprendizagem e Inovação em Sustentabilidade. As aulas são direcionadas a educadores das redes de ensino, servidores públicos, líderes comunitários, ONGs, estudantes e professores universitários.
O programa de capacitação é uma iniciativa do Projeto A Sociedade do Amanhã, plataforma de educação ambiental que a Empresa mantém junto à SEC há mais de 14 anos e tem como objetivo formar um núcleo de especialistas em práticas de aprendizagem e inovação em sustentabilidade.
Por meio de uma educação humanizada que valoriza a diversidade, o RAIS busca com suas atividades estimular o potencial da inteligência coletiva, da interiorização do saber e da capacidade de converter conhecimento em atitudes ecológicas. Ao todo serão oferecidos três cursos: “A arte de aprender e o papel do educador”, “Habilidades permaculturais no ambiente escolar e comunitário” e “Comunidades de aprendizagem: escolas, bairros e cidades”, com 90 horas cada, sendo 40 horas presenciais e 50 horas para a elaboração de projetos. Entre as atividades propostas estão rodas de diálogo, vivências em campo e oficinas com especialistas.
As inscrições para o primeiro módulo, “A arte de aprender e o papel do educador”, são gratuitas e vão até 27 de abril. Os interessados devem preencher o formulário disponível na Secretaria de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, ou pelo link: http://migre.me/pmHwA. As vagas são limitadas.
O Projeto A Sociedade do Amanhã – PASA
O PASA faz parte do Novelis Comunidade, plataforma global da Empresa para investimentos sociais, e busca conscientizar estudantes, familiares, professores e funcionários das escolas sobre os benefícios da preservação do meio ambiente na comunidade em que vivem, formando cidadãos mais críticos e responsáveis.
O Projeto atua em Pindamonhangaba há mais de 14 anos e, durante este período, já passou por duas reformulações, a fim de melhor atender às demandas dos educadores da rede pública, tanto no que diz respeito a conteúdo quanto à metodologia.