O 2º Batalhão de Engenharia de Combate, unidade do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba, realizou uma cerimônia militar na manhã desta sexta-feira, dia 8 de maio, para celebrar os 70 anos do Dia da Vitória e também realizar a entrega da boina aos recrutas incorporados em 2015.
Com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, a leitura da Ordem do Dia enfatizou as ações do Brasil junto com as Forças Aliadas na 2ª Guerra Mundial. Naquela ocasião, mais de 25 mil soldados brasileiros atuaram na Europa e muitos acabaram sendo mortos em combate. O Dia da Vitória simboliza a data em que a Alemanha foi formalmente derrotada.
publicidade
“Falar da Força Expedicionária Brasileira é reverenciar os mesmos heróis, desde Caxias, chegando ao Sgt Max Wolf, Aspirante Mega e os quatrocentos e sessenta e cinco pracinhas tombados na Itália”, diz parte do texto da Ordem do Dia alusivo a data.
Como parte da comemoração, o comandante do Batalhão Borba, Tem Cel Rogério Caum, junto com ex-combatentes, inauguraram um monumento em homenagem aos pracinhas de Pindamonhangaba. O comandante destacou a importância de celebrar a data, onde muitos deram suas vidas em favor da nossa liberdade.
Prosseguindo com a cerimônia, houve a entrega da boina aos recrutas incorporados em 2015. O momento é importante na vida do soldado que está cumprindo seu ano de serviço militar obrigatório no Batalhão Borba Gato, como nos explicou o Ten Cel Rogério Caum.
E por falar no Batalhão Borba Gato, a Unidade completa 69 anos em 2015 e, na próxima sexta-feira, de 15 de maio, haverá uma cerimônia comemorativa à data.
A solenidade foi encerrada com desfile militar e, logo após, foi servido um lanche aos convidados.