O prazo final para o alistamento militar obrigatório termina no dia 30 de junho. Em São José dos Campos, jovens do sexo masculino nascidos em 1997, que completam 18 anos em 2015 e ainda não se alistaram devem se apresentar ainda este mês na Junta de Serviço Militar, na Vila Industrial (zona leste).
Para o alistamento, são exigidos certidão de nascimento, documento de identidade originais, comprovante de residência e duas fotos recentes no tamanho 3×4. Desde 1º de janeiro deste ano, quando iniciou o recrutamento, 4.561 jovens se alistaram no município.
Encerrado o processo de alistamento, os jovens passarão por exame de seleção que avalia os aspectos físicos, psicológicos e morais do candidato para exercer o serviço militar. Este processo acontece entre os meses de julho e outubro, período em que pode ocorrer também a dispensa por excesso de contingente.
Caso o jovem perca o prazo de alistamento ou já possua mais de 18 anos e ainda não se alistou, ele deve comparecer à Junta Militar para regularizar sua situação e assim participará do processo do ano seguinte. Se isso não acontecer, o brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos, como obtenção de passaporte, prestar exame, como vestibulares e concursos públicos, ou até mesmo de se matricular em instituições de ensino.
Para os casos em que o cidadão tenha filhos, é necessária a apresentação da certidão de nascimento original das crianças. Jovens com deficiência precisam apresentar laudo médico. Os brasileiros que residem no exterior podem se dirigir ao consulado para proceder ao alistamento, e ao retornar ao Brasil deverá se apresentar à Junta Militar do município.
A Junta de Serviço Militar de São José dos Campos fica na Rua Saigiro Nakamura, 500, na Vila Industrial. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.