Nomeado pelo Papa Francisco no dia 15 de abril deste ano, Dom Wilson Luís Angotti Filho, 57 anos, assumiu no sábado, dia 14 de junho, a Diocese de Taubaté. Dom Wilson é o sétimo bispo que assume a Sé Episcopal da cidade e sucede Dom Carmo João Rhoden, que esteve à frente da Diocese nos últimos 19 anos.
ASSISTA MOMENTOS DA POSSE ao som da Banda do BAvEx
A cerimônia de posse aconteceu no final da tarde do sábado e teve início com uma procissão saindo da sede da Diocese em direção a Catedral de São Francisco das Chagas. O Cardeal Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno, do Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer, do Arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor Azevedo, além de outros bispos e religiosos, do prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, e diversas outras autoridades civis e militares da cidade e região, marcaram presença no evento.
Durante a procissão, padres, diáconos e fiéis acompanharam a caminhada do novo bispo, que seguido de perto por seus pais e familiares, cumprimentava todos por onde passava.
Na chegada à catedral, foi recepcionado por diversos bispos, dentre eles, dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida, que procedeu os primeiros passos da cerimônia de posse.
Após cumprimentos, Dom Wilson abençoou os presentes e subiu na torre da catedral, acompanhado de Dom Damasceno e de Dom Carmo Rhoden, onde inaugurou o brasão que será símbolo de sua jornada na Diocese Taubatena.
Já no altar do Santuário, bispos e autoridades leram diversas cartas e documentos em homenagem a posse do novo bispo diocesano. O prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, também participou deste momento, agradeceu os serviços prestados por Dom Carmo e deu as boas vindas a Dom Wilson.
Último a falar, Dom Carmo usou seu tempo para, com seu jeito divertido, agradecer o tempo que esteve em Taubaté, falar de suas obras e feitos e também cobrar. Disse que sai com a sensação de dever cumprido, mas que gostaria de ter conseguido terminar a restauração de alguns templos da cidade e pediu para que o poder público ajude nesta questão. Encerrando, desejou sorte ao novo bispo. “Você é jovem, tem muita lenha para queimar”, disse Dom Carmo.
Depois das praxes da posse, Dom Wilson Luís Angotti Filho, celebrou sua primeira missa na Catedral de São Francisco das Chagas.