Na noite deste domingo (12), o palco do Teatro Municipal recebeu os músicos da Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos” para a apresentação de encerramento semestral das retretas dominicais.
O grande homenageado da noite foi o maestro e trompetista da banda Lourival P. Albuquerque, que aos 96 anos teve a apresentação dedicada ao seu trabalho musical.
Entre as composições executadas pelos músicos sob a batuta do maestro Almir Clemente estavam a ‘Bachiana nº 5’ de Heitor Villa-Lobos e o pout pourri ‘Nostalgia nº 5’ com solos no saxofone de Orlando Salinas, do trombone de Ricardo Ferraz e do trompete de Adilson Américo.
Outro pout pourri que contagiou a plateia foi com trechos de músicas clássicas em ritmo de discoteca, seguidos de ‘Negro Spiritual’ e ‘Rapsódia’ para trompete e banda, com solo de Eliabe Garcez.
A noite ainda contou com clássicos da MPB, como ‘Ligia’ do maestro Tom Jobim com solo do saxofone tenor de Cesar Cardoso e ‘Carinhoso’ e ‘Lamentos’ de Pixinguinha. Duda do Nordeste representou a suíte nordestina com um passeio pelos ritmos desta região do país.
Presente ao espetáculo, a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, falou sobre do importante trabalho musical desenvolvido por estes artistas regionais. “O maestro Almir Clemente e todos os seus músicos são excepcionais em todo o trabalho que realizam e ouvi-los é sempre um presente para a alma, e que é oferecido à população e aos visitantes semanalmente com as retretas dominicais”, disse. “Neste mês de julho o grupo irá descansar um pouco, mas retornam para o segundo semestre com seu precioso repertório nacional e internacional”, concluiu.
A retreta da Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos” retornará ao prédio da Sectur no dia 9 de agosto a partir das 19h30.