Os melhores pilotos da modalidade do Mountain Bike nacional estiveram reunidos no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, onde aconteceu no domingo (19), o Campeonato Brasileiro de XCO.
Os títulos brasileiros na Elite foram para Raiza Goulão e Henrique Avancini. Recém-chegada de Toronto, no Canadá, após participar dos Jogos Pan-Americanos, Raiza vibrou com o título e destaca que esse foi um passo importante rumo à metas mais ousadas.
“Estava muito focada para conquistar esse título e cheguei na prova me sentindo muito bem. A minha participação em competições internacionais no último semestre fizeram muita diferença para consegui sair com a vitória. A minha cabeça não para de pensar na Olimpíada do Rio 2016. Então estou me esforçando ao máximo para poder conquistar pontos no ranking para ajudar a Associação do Brasil e depois conseguir a minha tão sonhada convocação”, disse Raiza, que subiu ao pódio ao lado de Isabella Lacerda (LS/Shimano), segunda colocada, e Érica Gramiscelli (Soul Cycles/Funvic), terceira colocada.
Já Henrique Avancini não poderia ter saído mais satisfeito com o resultado. O atleta, que é natural do Rio de Janeiro, não só agradeceu o apoio da torcida local como demonstrou seu poder de superação ao alcançar seu segundo título nacional na Elite.
“Comecei a temporada com resultados muito expressivos. Depois tive uma lesão no pé esquerdo, quebrando minha preparação, calhou com o início da Copa do Mundo, um pouco frustrante. Mas hoje trabalho com uma classe de profissionais que faz muita diferença a longo prazo e que me dá uma tranquilidade grande em muitos aspectos. Estou no caminho certo novamente. Competir na minha cidade natal, na região onde mais treino, num circuito desenvolvido pela CBC e FECIERJ com participação minha e do meu pai foi realmente muito especial. Trazer esse espetáculo pra minha cidade é muito importante”, lembra Henrique, piloto da Cannondale Factory Racing. Completaram o pódio Frederico Mariano (Caloi/Elite Team), prata, e Ricardo Pscheidt (Team Trek).
Sub-23
Na categoria sub-23 masculino, Luiz Cocuzzi, atleta da Seleção Brasileira, faturou o ouro, passando por milésimos de segundo à frente de Guilherme Muller, prata.
O primeiro cruzou a linha de chegada em 1h12min11s e o segundo em 1h12min42s. O bronze ficou com José Gabriel Almeida, que fechou a prova em 1h15min08.
Já no feminino, Sofia Subtil venceu com 1h20min14, seguida por Ana Paula Azevedo (1h31min01) e Danielle Moraes (1h32min33s).