O Brasil foi o país que conquistou o maior número de medalhas na WorldSkills São Paulo 2015. O resultado foi conhecido na noite do último domingo, 16 de agosto, durante cerimônia de encerramento realizada no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo.
publicidade
Entre os 59 países da Competição, a Delegação brasileira conquistou um total de 27 medalhas (11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze). Foi o melhor resultado conquistado pelo Brasil na WorldSkills Competition desde 1983, quando o país começou a participar da Competição. Na última edição, realizada em Leipzig (Alemanha) em 2013, o Brasil teve quatro medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze.
Três países receberam o prêmio Albert Vidal, que reconhece os que tiveram o melhor desempenho na Competição. Os grandes vencedores foram: o brasileiro Luis Carlos Sanches Machado e o sul-coreano Jeong Woo Seo, que competiram em Tecnologia Automotiva; e a britânica Rianne Chester, da ocupação Estética e Bem-Estar. A Coreia do Sul teve 26 medalhas (13 de ouro, oito de prata e cinco de bronze), enquanto que o Reino Unido ficou com oito medalhas (três de ouro, três de prata e duas de bronze).
A cerimônia foi muito emocionante, já que além de nomear os melhores das 50 ocupações da WorldSkills São Paulo 2015, também premiou o melhor de cada nação (Best of Nation). O encerramento foi embalado pelo agitado show do grupo carnavalesco Monobloco, que animou os quase 8 mil convidados presentes.
O Presidente da WorldSkills, Simon Bartley, parabenizou todos os competidores por sua dedicação e comentou: “Agora vocês têm a responsabilidade de levar as experiências e os ensinamentos que tiveram aqui e ajudar a promover a educação profissional em seus países”. O presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Robson Braga de Andrade, se mostrou orgulhoso pelos resultados obtidos. “A WorldSkills São Paulo 2015 atingiu todas as metas e em muitos aspectos superou as expectativas da organização”, complementou.
Emoção toma conta da festa
Os mestres de cerimônia do evento, o ator Otaviano Costa e a apresentadora Didi Wagner, anunciaram os vencedores nas 50 diferentes ocupações com muita empolgação. Após receberem as medalhas no palco, alguns competidores deram depoimentos emocionados no backstage. “É incrível a sensação de ser reconhecido a este ponto. Me faz ter certeza do profissional do que eu quero ser”, declarou Kaio Junio Silva, competidor brasileiro, medalha de ouro em Tecnologia da Moda. Vencedora na categoria Vitrinismo, a holandesa Nadine Klington, mal podia acreditar na vitória. “É uma loucura! Eu mal consigo pensar em qualquer coisa. Estou me sentindo eufórica com essa conquista”, contou.
A medalha de ouro também foi surpresa para o brasileiro Felipe Gutierra, de Polimecânica e Automação. “Foi inesperado. Eu achei que não tinha ido muito bem. Então, a vitória me surpreendeu”, revelou. Alguns competidores estavam confiantes desde o início: “O meu foco o tempo todo era me manter positiva. Não importa o que acontecesse, eu persistia”, declarou a irlandesa Alina Sile, da ocupação Serviço de Restaurante.
A noite foi encerrada com um vídeo apresentando a cidade sede da próxima edição da WorldSkills Competition, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017. Para fechar, houve a entrega simbólica da bandeira da WorldSkills aos anfitriões da 44° edição do evento.
Os grandes números da Competição enaltecem sua realização. Pela primeira vez na América Latina, a WorldSkills Competition deixa uma marca em sua história. A WorldSkills São Paulo 2015 (43ª edição do evento) recebeu mais de 250 mil visitantes, acima da média esperada, que visitaram 213 mil m² das estruturas montadas no Anhembi Parque especialmente para que o público soubesse mais sobre as oportunidades da educação profissional.
De 12 a 15 de agosto, os participantes puderam participar de programas voltados para o multiculturalismo, conferências nacionais e internacionais, atividades interativas, tiveram acesso a informações específicas de cada ocupação e, ainda, puderam interagir de casa, pois o evento foi todo planejado para ser acessado e conhecido online.
VEJA A CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO