publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Seminário do Sebrae reúne 500 empresários em São José dos Campos

 Evento gratuito teve apoio de entidades empresariais e marcou o lançamento de um pacote de ações para auxiliar empresários a enfrentarem a crise econômica. (Foto: divulgação)

Evento gratuito teve apoio de entidades empresariais e marcou o lançamento de um pacote de ações para auxiliar empresários a enfrentarem a crise econômica. (Foto: divulgação)

O Sebrae-SP promoveu hoje (19/8) em São José dos Campos o seminário “Gestão em Tempos de Crise”, que reuniu 500 empresários no Teatro do Sesi. A iniciativa faz parte de um pacote de ações do Sebrae-SP para apoiar os pequenos negócios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que inclui atividades em toda a região (confira próximos eventos abaixo).

publicidade


O evento gratuito foi uma oportunidade para os empreendedores receberem orientações pontuais para aprimorar a gestão de seus negócios, focando em temas como relacionamento com o cliente, marketing e controle financeiro.

Para o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, é importante que os empresários invistam em planejamento e inovação durante esta fase de diminuição no consumo.

“É preciso diminuir custos, capacitar a equipe e fazer a gestão fina do negócio. O momento de retração da economia vai passar, mas é necessário administrar a situação com criatividade, antecipando as necessidades do cliente, planejando as finanças e marketing, inovando nos canais de comunicação”, afirmou.

Segundo o gerente regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Rodrigo Matos do Carmo, o evento é apenas o marco de uma ofensiva para apoiar os pequenos negócios.

“O resultado foi muito bom, com a presença de empresários de todos os setores, e representou o lançamento de um pacote de ações do Sebrae-SP contra a crise, que envolve cursos de gestão, cartilhas, cursos EAD e intervenções no varejo, por meio de assessorias tecnológicas. Vamos percorrer o Vale e Litoral Norte com essas soluções de gestão, acesso a mercado e tecnologia, mostrando o que o empresário pode fazer da porta para dentro da sua empresa, já que não podemos controlar as variáveis econômicas”, comentou.

Felipe Cury, presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos – uma das entidades da região que apoiaram o evento -, também saiu otimista do seminário. “Não podemos sentar na beira da estrada e chorar a crise derramada. Temos que reagir e uma das formas é essa: criar ideias, dar asas à imaginação e partir para a ação. O Sebrae-SP oferece uma série de ferramentas, vamos aproveitar”.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Inovação e capacitação
Os empresários que participaram do seminário elogiaram a iniciativa e pretendem colocar em prática as dicas passadas pelos especialistas. Para Fernanda Castro, da Way Idiomas, a capacitação constante é uma saída para driblar a retração da economia.

“A partir do momento que temos apoio de entidades como o Sebrae, que investem na melhoria da gestão, as coisas caminham mais fáceis. Precisamos buscar soluções e inovar. Ouvi muitas coisas interessantes, principalmente sobre fidelização de clientes e pós-venda”, disse a empresária, que tem unidades em Taubaté e Caçapava.

O proprietário do Hotel Pousada Vivendas do Sol de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, também ressaltou a importância de debates com os realizados durante o seminário. “Foi um encontro excelente, com casa cheia, mostrando que os empresários estão buscando alternativas. Recebemos dicas surpreendentes, que motivam a mudar a situação do negócio. É possível crescer mesmo durante a crise, trabalhando bastante e investindo em marketing, nas redes sociais”, afirmou.

O evento contou com a palestra “Como Vender em Tempos de Crise”, do consultor Erik Penna, depoimentos de empresários da região – que mostraram boas práticas e ações para superar momentos difíceis – e apresentação do portfólio de produtos do Sebrae-SP, como o Sebrae Inova, programa que reúne cerca de 600 soluções técnicas e de gestão para tornar as MPEs mais competitivas e eficientes.

Também foram demonstradas ações do movimento Compre do Pequeno Negócio (www.compredopequeno.com.br) – lançado neste mês pelo Sebrae – e a programação de palestras, cursos, oficinas e consultorias do Escritório Regional do Sebrae-SP. Os participantes do seminário receberam as cartilhas “Alavanque sua Empresa em Tempos de Turbulência” e “10 Dicas para Enfrentar a Crise”.

O evento teve apoio da Facesp RA-6 – que reúne 25 associações da região e organizou missões empresariais para o evento -, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sesi (Serviço Social da Indústria), Prefeitura de São José dos Campos, Empretecos do Vale, Assecon (Associação das Empresas Contábeis de São José dos Campos), Parque Tecnológico, Cecompi (Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista), Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas) e Gedesp (Grupo de Estudos do Desenvolvimento Econômico Social e Político).

Agenda
Seminário “Gestão em Tempos de Crise”
Amanhã (20/8) – Ubatuba
Dia 16/9 – Caraguatatuba

Seminário “Marketing em Tempos de Crise”
Dia 9/9 – Taubaté
Dia 1/10 – São José dos Campos
Dia 25/11 – Jacareí

Seminário “Gestão de Pessoas em Tempos de Crise”
Dia 15/10 – São José dos Campos
Dia 27/10 – Jacareí
Dia 28/10 – Taubaté

Seminário “Finanças em Tempos de Crise”
Dia 16/9 – Jacareí
Dia 7/10 – São José dos Campos
Dia 17/11 – Taubaté

Eventos gratuitos, com vagas limitadas. Inscrições e mais informações pelos telefones (12) 3922-2977 e 0800-570-0800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo