A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana, realizada no sábado (12), em Brasília (DF), teve duas equipes de São José dos Campos no pódio. Na categoria interbase feminina, a Odayá chegou em segundo lugar, e a Akamai em terceiro. Kimi, de Santos, foi a campeã.
Sete equipes participaram da prova de 1.500 metros, que ocorreu no Lago Paranoá. No masculino, o Koru, outro time joseense, conquistou a medalha de bronze.
Nessa modalidade, são seis atletas na canoa, com três de cada lado. Cabe ao remador da posição 1 coordenar o ritmo para que todos fiquem em equilíbrio e o barco não vire.
“Qualquer erro, qualquer remada a menos faz a diferença no final”, afirmou a líder da equipe joseense, a canoísta Fabiana Ferreira. Segundo ela, a prova apresentou muita dificuldade técnica por se tratar de um percurso bem curto. “Acreditamos até o fim e levamos a segunda colocação.”
Fabiana ressaltou que, num esporte coletivo e sincronizado como a canoagem, a sintonia entre os integrantes é fundamental para atingir a linha de chegada. “Somos amigas e respeitamos o limite de cada uma, um grande passo para fazer os treinos e as provas fluírem com uma energia muito boa.”
A Prefeitura apoia a equipe Odoyá, que é formada pelas atletas Cláudia Delcorto, Paula Rodrigues, Luciana Furlan, Raquel Daoud, Fabiana Ferreira, Raquel Pinheiro e Sabrina Ribeiro.